Núcleo Porto Seguro fornece atividades diárias para população em situação de rua

Fotos: Divulgação
Texto: Luanna Marin

Enquanto alguns conviventes se atentam ao manuseio de materiais artesanais para a confecção de luminárias decorativas, outros estão em sala de aula discutindo sobre situações políticas da atualidade. Essa é a programação das manhãs do Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua Porto Seguro.

Os portões abrem às 6h da manhã e o número de conviventes é grande. Segundo o gerente do serviço, Elder Peres, “a participação diária é em média de 90% das pessoas que passam por aqui”. Com programação para todos os gostos, os usuários podem também praticar atividades como yoga, artesanato e oficinas de música.

Ao caminhar pelo equipamento, é possível ouvir a voz forte e precisa do professor Ailton. Com foco na alfabetização continuada e voltada para o dia a dia do convivente, pelo programa Movimento de Alfabetização para Jovens e Adultos (MOVA), o professor levanta discussões sobre a importância da participação política de todos os cidadãos.

“Nós procuramos proporcionar não só autonomia acadêmica, mas também, em questões de vida e experiências do cotidiano”, comenta o gerente do serviço.

De acordo com Elder, a Casa Porto Seguro se baseia no desenvolvimento a partir do tripé, composto por saúde, educação e trabalho. “Nós vemos o brilho nos olhos pelo conhecimento adquirido por eles em sala de aula”, garante.

Além disso, o serviço possui sua própria horta com opções de vegetais e legumes, como alface, rabanete e alecrim. “Isso é importante para que os conviventes entendam o processo de cuidar do alimento do pé até a mesa”, comenta Sérgio Mendes, gerente de captação Associação Evangélica Beneficente, ONG conveniada da SMADS.

A horta é cuidada pelos conviventes do espaço, em especial pelo Senhor José, que se dedica diariamente ao plantar, cuidar e semear. Dessa forma, ajuda os demais a fazerem um trabalho em grupo.

Núcleo de Convivência para adultos em situação de rua

O Núcleo de Convivência para adultos em situação de rua tem o objetivo de acolher e estimular o processo de sociabilidade na perspectiva de construção de vínculos interpessoais, familiares e comunitários com vistas à inserção social. O atendimento é diurno e o almoço é servido das 12h às 14h.