Conviventes do CTA Brigadeiro Galvão visitam o Museu da Cidade de São Paulo

Texto: Luanna Marin
Foto: Divulgação

A vida cultural da cidade de São Paulo é abrangente e diversificada, contabilizando mais de 100 museus espalhados pelo município, que vão desde a arte barroca até a contemporânea.

Com um leque de possibilidades e com o objetivo de desmistificar a associação de que a arte é elitizada, a equipe do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Brigadeiro Galvão viabilizou para os conviventes do espaço uma visita ao Museu da Cidade de São Paulo, na unidade Solar da Marquesa de Santos.

De acordo com a gerente do equipamento, Nanci Ferreira, a escolha do passeio se deu a partir da necessidade de um resgate de valores da equipe do CTA Brigadeiro Galvão junto aos conviventes. “O acesso à cultura e aos espaços públicos foi o que nos levou a proporcionar essa visita guiada”, comenta. Para alguns, foi a primeira vez em um museu e após a frase “nem sabia que eu podia acessar esses espaços”, os funcionários do local se empenharam ainda mais para a realização da atividade.

Todo o ensinamento e conhecimento foi relacionado à vida dos conviventes e seus antepassados (muitos deles são retirantes e parentes de nordestinos) através das fotos do início do desenvolvimento de São Paulo.

Para além das expectativas, o convivente de 75 anos, Senhor Pedro, participou de todo o passeio trazendo para discussão a questão de que conhecimento não tem idade.

Para o orientador socioeducativo, Michel Santos, a visita foi baseada em três pilares: o pertencimento, a inclusão social e a memória. “Além da quebra de preconceito, pudemos trabalhar o pertencimento dos conviventes na cidade de São Paulo, o que foi bastante enriquecedor”, afirma Michel.

O momento pós-exposição foi de extrema importância, porque trouxe aos participantes um fortalecimento da autoestima e novas visões. “A saída trouxe a eles uma abertura de espaços e pertencimento, que contribuiu para novos olhares e entendimento de seus direitos como cidadão”, comenta o orientador.

Com o sucesso da primeira experiência, a equipe do CTA Brigadeiro Galvão se prepara para dar continuidade aos passeios, com visitas guiadas as outras doze unidades do Museu da Cidade de São Paulo, com a finalidade de proporcionar direito a acesso a cultura, educação e lazer, para todos.