Conviventes do Complexo Zaki Narchi são capacitados em curso de panificação

Fotos: Divulgação
Texto: Juliano Damasco

Com a promoção da Associação Mãe Peregrina (AMAP), Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Vila Maria, está sendo realizado no Complexo Zaki Narchi o curso de panificação ministrado por multiplicadores da Padaria Artesanal do Estado de São Paulo.

Cada serviço contribuiu de uma maneira para que as aulas pudessem ocorrer. O Centro POP cedeu as instalações, o Fundo Social de Solidariedade do Estado forneceu os equipamentos essenciais e a AMAP colaborou suportando os demais utensílios.

O curso tem uma carga horária de 16 horas, sendo distribuídas em quatro semanas, podendo contar com no máximo 10 pessoas por turma. Ao final da capacitação, os alunos estarão aptos para atuar no mercado desempenhando a função de auxiliar de panificação. “Foi proveitoso, aprendi muitas coisas que eu nem sabia. Graças à Deus está sendo uma outra fonte de aprendizado”, disse o convivente Felipe Marcelo.

As aulas são formadas por partes teóricas e práticas. Os conviventes aprendem diversas atividades como: noções de higiene, peso e medida, manipulação de alimentos, economia, custo e comercialização. Na prática, eles preparam a massa, o repouso e fermentação, além de modelagem e cozimento em forno. “Estou conseguindo expandir o pensamento para outras áreas. É uma importante oportunidade”, comentou Daniel Rosa, convivente do NPJ.