Crianças do CCA Jaceguava participam de projeto sobre saúde do corpo

Texto: Andressa Trogiani
Foto: Divulgação 

Pensando em conscientizar as crianças a respeito dos hábitos de higiene pessoal, o Centro de Crianças e Adolescentes Jaceguava – Associação Jovens do Futuro, em parceria com a Escola Estadual Carlos Cattony e UBS Jardim Campinas promoveram, no dia 13/08, um dia de atividades voltadas ao tema saúde do corpo. Ao todo, 120 pessoas participaram da iniciativa que teve duração de duas horas.

O projeto contou com a participação de profissionais da área da saúde como médicos, enfermeiros, dentistas e educadores físicos que explicaram a importância de manter a higiene pessoal e abordaram temas como piolho e cárie. Dentre as atividades de teatro, palestras e exercícios físicos, as crianças puderam fazer a aplicação do flúor no tema higiene bucal.

"Participei do projeto de saúde e gostei muito, ganhei um kit de higiene com uma escova, pasta e um livrinho”, conta Tainá de 6 anos, convivente do CCA Jaceguava.

A assistente técnica do equipamento, Dangelles, explica que as crianças reagiram à atividade de forma positiva, participativa e curiosa. “Eles estavam 100% envolvidos, entenderam a importância de falar sobre o tema e quiseram saber mais como evitar a formação indesejada da placa bacteriana e a prevenção da cárie.”

“O projeto trouxe para dentro do serviço a flexibilidade com a UBS no tratamento da higiene bucal das crianças, mostrando que aqui na região eles têm e podem procurar esses serviços”, completou Dangelles.