Secretário Filipe Sabará e Prefeito Bruno Covas visitam instituição de permanência de idosos, na Vila Mariana

No local, os idosos recebem todo atendimento socioassistencial que precisam

 

Texto: Glauber Luciano

Fotos: Laura Leal

 

Nesta segunda-feira, 13 de agosto, o secretário Filipe Sabará e o prefeito Bruno Covas visitaram e conheceram todas as instalações da Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), na Vila Mariana. O serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), é administrado em parceria com a OSC Unibes – União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social, atende 30 idosos em situação de risco pessoal e social, sem autonomia e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

O local é a moradia dos idosos, que sofrem risco pessoal e social e apresenta fragilidade, dependência física e/ ou cognitiva. Lá recebem alimentação, praticam atividades socioeducativas, tem à disposição trabalhos psicossociais e encaminhamentos em idas a médicos e postos de saúde e regularização de documentos. Os moradores contam com enfermaria, salas de TV, refeitório, cozinha, lavanderia e salão de atividades, onde podem ter momentos de recreação e oficinas de artesanato. O local possui 12 quartos e 17 banheiros, um elevador na entrada do prédio e outro interno que atende os cinco pavimentos, sendo que todos os espaços são acessíveis. Para o cuidado dos acolhidos o ILPI conta com uma equipe formada por enfermeira, assistente social, terapeuta ocupacional, orientadores socioeducativos, agentes operacionais e cozinheiras, além de seguranças durante 24 horas.

A SMADS conta com outros 13 ILPI em toda cidade de São Paulo, em parceria com organizações sociais, disponibilizando 480 vagas. Também atende em sete Centros de Acolhida Especial para Idosos (CAE), somando mais 702 vagas de atendimento. Mas é importante destacar que, todo serviço disponibilizado pela Secretaria garante atendimento prioritário aos idosos que se encontram em situação de rua.

A SMADS mantém convênio com a Unibes em mais dois serviços de atendimento aos idosos, outro ILPI no Bairro de Pinheiros e um Centro Dia para Idosos (CDI), na Sé.