Centro de Acolhida Dom Fernando celebra formatura da 7ª turma pelo programa Trabalho Novo

 

Texto: Andressa Trogiani
Fotos: Divulgação

Orgulho, alegria e recompensa foram sentimentos que marcaram a cerimônia de formatura da 7ª turma do Centro de Acolhida – C.A Dom Fernando realizada no dia 31/07. O grupo participou da capacitação pela Rede Cidadã no programa Trabalho Novo. O objetivo central do curso é inserir essa população em situação de rua no mercado de trabalho, juntamente com o resgate de sua autonomia.

Com duração de sete dias a oficina consistiu na aplicação de seis aprendizados: (1) Vida e trabalho, um só valor. (2) Autoconhecimento cria o equilíbrio emocional. (3) Reconhecer valores e talentos. (4) Atitudes de empatia. (5) Sou dono da minha capacidade de trabalho. (6) Despertando o cuidado com a vida. Dessa forma a capacitação visa compartilhar ensinamentos de como se portar em uma entrevista de emprego até como reagir a situações adversas no ambiente de trabalho.

Formando e orador da turma Bruno Cruz, 23 anos, disse que fazer o curso foi uma experiência única de aprendizado e que pode vencer seus medos. “Fiquei feliz por ter seguido até o fim”, contou Bruno.

Graziela de Oliveira, psicóloga técnica do equipamento, explica que os conviventes deram o melhor de si em todos os momentos, participando e motivando uns aos outros no trabalho em equipe. “São merecedores do meu mais profundo respeito, seus objetivos não se perderam no medo em tentar, encerraram de cabeça erguida”.

O formando Everton da Silva Barreto, 30 anos, já foi inserido em um processo seletivo. “O curso para mim despertou valores que antes eu não enxergava, estou feliz por ter concluído e quero colocar em prática tudo o que aprendi”.

A mesa solene foi composta pela gerente do serviço Paulina, as técnicas sociais Francilene e Flavia e os facilitadores Leonel e Cibele que ministram a oficina. O evento contou com parcerias desde o fornecimento das becas até a decoração do espaço. Ao todo 18 conviventes foram homenageados.

“Fazer parte dessa história não tem preço. Por que só se tem real sentido submeter-se as provações da vida se realmente houver amor envolvido, e amor é a palavra que resume todo o trabalho realizado na Organização Nossa Senhora das Graças (CA Dom Fernando)”, completou Graziela.