SESC Vila Mariana convida serviços conveniados para exposição sensorial

Fotos: Divulgação
Texto: Luanna Marin

A convite do SESC, os conviventes do Centro de Acolhida Especial para Idosos - CAEI Casa Verde e do Centro para Crianças e Adolescentes - CCA Frei Reginaldo, ambos serviços conveniados à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, foram prestigiar a exposição “Do Toque ao Clique : a História da Música Automática”, em cartaz no SESC Vila Mariana.

A exposição, inédita no Brasil, reúne um acervo com mais de 60 peças sonoras históricas, além de mídias musicais e aparelhos eletrônicos. Entre as peças expostas estão caixas de música, piano-barril, pianola, fonógrafo, entre outras. Essas peças foram construídas ao longo dos séculos XIX e XX e possibilitam que o visitante possa traçar um panorama histórico musical ao decorrer das décadas.

Para a gerente do CCA Frei Reginaldo, Ana Maria, o convite veio em ótima hora, pois na última festa junina do espaço, ocorrida na quadra da comunidade, as crianças e adolescentes organizaram uma apresentação que mostrava em vídeo os tipos de música de cada década e ao final, todas se apresentaram com uma música da atualidade, sendo escolhida por eles mesmos.

“A exposição do SESC só veio para agregar ainda mais no conhecimento e descoberta das crianças e adolescentes. Foi um complemento para o trabalho desenvolvido no CCA”, conta Ana, sobre a experiência sensorial e enriquecedora que tiveram no passeio.

E para comprovar que música vai além de qualquer idade, o CAEI Casa Verde, também marcou presença na exposição, com a adesão de 12 idosos do espaço. De acordo com a assistente social do serviço, há bastante incentivo para que os idosos façam passeios diversos e respirem novos ares e que a grande maioria se sente feliz em participar das atividades.

O passeio para a exposição contou com a instrução de um educador que acompanhou todos os grupos durante o percurso, propondo dinâmicas, atividades sensoriais e explicações sobre os diversos instrumentos, além da entrega de um livro para cada visitante, o que só contribuiu para a compreensão e participação de todos.

CAEI Casa Verde

CCA Frei Reginaldo