Cidade Ademar e Pedreira realizam a final do 10° Torneio de Inverno de Futsal

Texto: Letícia Weinz
Fotos: Laura Leal

As mãos traziam sons de tambores, os gritos da torcida ecoavam no peito, as bandeiras mostravam o incentivo para os times do campeonato. Antes mesmo de chegar ao Ginásio de Esportes, já era possível ouvir a animação e a felicidade das crianças e jovens. Não teve um que não se emocionou.

“Aos nossos usuários e famílias. Com vocês, por vocês e para vocês”. Foi com esse cartaz e outros com mensagens de bem-vindos que os serviços da rede socioassistencial da SMADS da região Cidade Ademar e Pedreira foram recebidos na última sexta-feira (27/07), para a final do 10° Torneio de Inverno de Futsal Meninos e Meninas e da premiação do VII Concurso Cultural “Usuários se expressam na arte pelo futebol”.

O evento começou pela manhã, com pronunciamento e o hino do Brasil. A presença de quase 800 pessoas no ginásio mostrou que a assistência é a base e o caminho para a proteção. Uma salva de palmas para o show da torcida trouxe mais emoção para o encerramento.

Em seguida, os vencedores do terceiro, segundo e primeiro lugar nas categorias desenho, poesia e redação do VII Concurso Cultural ganharam medalhas e presentes. O tema do concurso foi “Senhor presidente, escuta o que vou dizer...” e foi escolhido pelos próprios conviventes através de uma votação. “É uma forma deles terem empoderamento, conhecer um pouco da questão da política, que coincide em ser ano de eleição. E vai dando essa consciência cidadã, mostrando a importância de contribuir para a melhora da cidade e do país”, afirmou João Paes, gerente do CJ Castelinho e criador do concurso cultural.

Após a premiação, ocorreram duas apresentações culturais, a primeira, uma dança regional com tecido e a segunda um show de capoeira. Ambas com integrantes dos serviços da SMADS.

Muita animação e cantoria, as partidas se iniciaram para a definição dos vencedores. Antes do encerramento, ainda houve sorteios de camisas originais de seleções e times de futebol. E particularmente, a torcida deu um golaço à parte, pois não parou nenhum minuto sequer.

O Torneio de Inverno de Futsal é um projeto que se iniciou em 2009, destinado às crianças e adolescentes dos bairros Cidade Ademar e Pedreira, dos serviços do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social Produtivo (CEDESP) e Centro de Convivência Intergeracional (CCI). O objetivo é estimular à prática do esporte e melhorar a autoestima dos conviventes.

Este ano, o campeonato contou com 48 equipes, sendo 23 femininas e 25 masculinas. Foram cerca de 770 jogadores participantes em 99 jogos e 18 dias de disputa. Aproximadamente 4600 pessoas estão envolvidas no projeto, garantindo o sucesso do mesmo.

Segundo João Paes, os jovens se sentem muito orgulhosos e realizados. “Isso melhora o companheirismo, o cuidado com a saúde, a compreensão das normas de convivência dos serviços e o estímulo para tirar documentos, pois para jogar é necessário possuir RG ou certidão de nascimento”, disse.

O Concurso Cultural foi criado três anos depois, já que havia a necessidade de envolver mais a família. “A gente de certa maneira quis contemplar todo mundo. A criança volta para casa do CCA falando do tema, e acaba estimulando toda a família, estabelecendo um diálogo.”, afirmou João.

Para Regina Léa, supervisora da SAS Cidade Ademar, é uma grande realização esse evento. “Eu acho importante que a política da assistência social não fica só no discurso, ela se efetiva no território. Esse evento é um dos mais significativos que nós temos, pois envolve um número enorme de participantes. Parabenizo o tempo todo por esse trabalho”, comentou.