SMADS promove mobilização no Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Ações ocorreram no dia 18 de maio, com diversas atividades sobre a temática

Texto: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Fotos: Divulgação

O dia 18 de maio é conhecido como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

Para proporcionar maior participação, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), organizou junto a seus serviços, um dia repleto de atividades e rodas de conversa, para intensificar a mobilização e a importância da data.

Abaixo algumas atividades marcaram essa data tão significativa.

CAMPO LIMPO
No dia 18/05, o CRAS Campo Limpo e o CCA Quadrangular promoveram uma atividade em virtude ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.Foi realizada uma passeata com as crianças e adolescentes que
são atendidas pelos dois serviços, já que o CCA Quadrangular tem responsabilidade social de proteger todas aqueles atendidos pelo serviço.
A ação contou com cerca de 200 pessoas e teve como foco principal conscientizar a criança e sua família sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantil, que, apesar do enfrentamento já existente, infelizmente faz muitas vítimas na região do Campo Limpo. A passeata foi um sucesso, contando com muitas crianças e algumas mães que fizeram cartazes e mensagens de alerta sobre essa questão e também chamando atenção para o desaparecimento de Andressa, criança de 10 anos que era moradora da região, desaparecida desde o ano passado.

JAÇANÃ/TREMEMBÉ
A SAS/JT, juntamente com o CRAS Tremembé e as organizações sociais, promoveu a 11º edição dos jogos cooperativos, que contou com cerca de 500 participantes.
Jovens, idosos e crianças participaram de atividades recreativas, com bola, corrida, futsal cooperativo, exercícios funcionais, aeróbica, oficinas de artesanato, atividades musicais e jogos de tabuleiro.
O objetivo principal, através de atividades cooperativas, era integrar todas as pessoas que são atendidas pela rede socioassistencial, promovendo formas de contribuição e maneiras de gerar talentos, criar habilidades e também aperfeiçoá-las, além de novas habilidades de convivência, aprendendo a compartilhar, a socializar e, principalmente desenvolver a percepção de si e do outro.

ÁGUA BRANCA
As crianças do Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Rogacionista, realizaram um dia temático, em que foram feitas rodas de conversa e a confecção de cartazes com os dizeres “Não é não”. Eles ainda visitaram o parque da Água Branca.
O objetivo do evento foi falar do tema de forma lúdica, mostrando para os jovens que eles não estão sozinhos, conscientizando e alertando sobre situações que muitas vezes as crianças não reconhecem como agressão.
Fabiana S. Marchi, assistente social do Instituto Rogacionista, explica que a princípio houve estranhamento na abordagem do tema e tudo se tornou motivo de risadas. Após seguir a conversa, começaram a imergir na importância do assunto e relatar casos que aconteceram no bairro e nas próprias famílias. "Não existe segredo entre adulto e criança", esse é o pensamento de uma das crianças do instituto.

ARICANDUVA
Na Vila Formosa, mais precisamente na Praça Santo Arsênio, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) José de Anchieta fez uma apresentação de coral, o CCA Jardim das Rosas e o CCA Aricanduva, trouxeram a dança como ferramenta de sensibilização e o CCA AMAMI preparou um recital de poesia. Participaram 300 pessoas, sendo 250 crianças e adolescentes usuários dos serviços do SAS Aricanduva.
O encerramento aconteceu na Praça Sampaio Vidal e de acordo com Vanessa de Souza, assistente social do SAS Aricanduva, as crianças e adolescentes tiveram uma grande participação e interação no evento, que resultou em uma impressão positiva em todos os participantes, além de levar a mensagem de mobilização adiante.

ITAQUERA
O SAS Itaquera, junto com os serviços CREAS, SPVV e NAISPD, de medidas socioeducativas, realizou, no Parque do Carmo, um dia recheado de programações, com atividades voltadas para o autocuidado e proteção do corpo.
Para proporcionar atividades lúdicas, as crianças e adolescentes tiveram a visita de palhaços e atrizes fantasiados de boneca, além de brincadeiras e máquina de algodão doce.
Para finalizar, o SPDV, organizou uma roda de conversa com os presentes, para dialogar sobre as questões que englobam o combate à exploração e quais as medidas devem ser tomadas para a proteção das crianças e adolescentes.

PARELHEIROS
Em Parelheiros, as ações foram realizadas no dia 17 de maio pelo CCA Vivenda da Criança. O tema trabalhado foi “Quando o carinho se torna abuso?”, com o objetivo de desenvolver capacidade das crianças para a identificação de sinais de abuso e o relato para pessoas de confiança caso vivenciem possíveis situações de violência.
A atividade Corpo e Comportamento teve como intuito ensinar as crianças sobre o corpo. Elas fizeram um esboço do corpo humano e depois foram desenhando e destacando as diferenças entre meninos e meninas, com a ajuda da orientadora que auxiliou dando o nome correto a cada órgão.
Ainda houve oficina de cartazes, em que as crianças puderam mostrar seus aprendizados, mostrando para os adolescentes, jovens e adultos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP) sobre o dia 18 de maio, a violência sexual e o incentivo à denúncia.

E os eventos não param por aí. Nessa sexta-feira (25/05), será realizada a 8° Caminhada pela Paz, uma passeata pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A concentração será às 14h, com saída às 14h30 na Praça Novo Mundo, terminando na Praça Santo Eduardo, às 16h, na Vila Maria. Encerrando assim, uma semana repleta de debates e troca de informações à respeito dos cuidados com as crianças e os adolescentes.
 


Atividade desenvolvida pelo SAS Aricanduva, na Praça Santo Arsênio.

 

Oficina de cartazes, desenvolvida por crianças e adolescentes do CCA Vivenda da Criança.