Incentivo e determinação: ‘’Prêmio Melhores Práticas de Estágio’’

Foto: Divulgação
Texto: Marcos Gabriel


Na última quarta-feira (27), no Espaço Sociocultural Teatro CIEE, 42 estagiários da Prefeitura Municipal de São Paulo mostraram seus projetos que concorrerão à premiação anual do concurso ‘’Prêmio Melhores Práticas de Estágio’’.

Cada um dos projetos foi avaliado por uma Comissão Julgadora formada por cinco representantes indicados pela Prefeitura e cinco representantes de Instituições de Ensino Indicados pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Com o prêmio, o CIEE e a Secretaria Municipal de Gestão buscam valorizar o estagiário, na medida em que incentivam a demonstração dos resultados obtidos com o aprendizado prático. Além disso, essas práticas e projetos têm o objetivo de analisar e melhorar o trabalho da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Sobre os trabalhos

Os projetos dos estagiários estão concorrendo ao 1º, 2º e 3º lugares. O prêmio varia de R$ 1,2 mil a R$ 700, com certificados e menções honrosas.

Os temas são: "Desafios da Sustentabilidade para a Vida na Cidade"; "Trabalho Interdisciplinar – Integrando ações para aumentar o impacto"; "Eficiência e Produtividade – Fazendo mais com menos"; e "Inovação e/ou Modernização na oferta de serviços".

Foram 15 minutos de apresentação para cada estagiário e quatro linhas de avaliação. Da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), três estagiárias estão concorrendo ao prêmio.


Estagiárias da SMADS

Adriana


Uma das três estagiárias da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social é Adriana Ribeiro Machado, 33 anos, estudante de Geografia. A jovem é estagiária no Observatório Local da SAS Butantã, onde está trabalhando há 10 meses, e é grata a parceria que tem com a supervisão, já que é por meio dela que consegue realizar as demandas.

Sobre a possibilidade de vencer a premiação, ela se mostra confiante e esperançosa e disse ter gostado muito de sua banca. “Claro que eu espero ganhar, mas já vale muito a troca de experiências que tive”, contou.

O tema de Adriana é: “Geoprocessamento: aplicação no territorio da Assistência Social”.

Tárcia

Concorrendo ao prêmio com o tema “Monitoramento: Sistemas integrados e aprimoramento de ações”, Tárcia Oreste, 35 anos, conta sua experiência sobre o Congresso de Estagiários da Prefeitura Municipal de São Paulo. Ela faz estágio na Coordenadoria do Observatório de Política Social (COPS).

“Participar do processo foi ótimo para abrir espaço para novas ideias, indiferente do curso, da idade ou de qualquer outra restrição que pudesse existir para o estagiário. Sem dúvida é uma inovação da Prefeitura’’, disse”.

Tárcia finaliza dizendo sobre a oportunidade. ‘’Achei a oportunidade incrível e ainda mais interessante para quem está começando na administração pública. Muitas vezes, enxergamos problemas e possibilidades, mas não sabemos para quem passar essas demandas".

Thaís


Thaís Fernandes, 26 anos, também é estagiária na Coordenadoria do Observatório de Políticas Públicas. ‘’Escrever o projeto para o Prêmio Melhores Práticas de Estágio me proporcionou uma experiência que eu gosto muito, que diz respeito a escrever sobre um determinado tema, juntando experiências cotidianas de trabalho com os conhecimentos acadêmicos aprendidos na universidade’’, contou.

Thaís relata sua gratidão por estar na reta final do concurso. ‘’Ser uma das finalistas me deixou bastante recompensada pelo esforço de pensar e escrever o projeto. Foi um processo cansativo, trabalhoso, mas é bem legal saber que rendeu e ainda pode render bons frutos’’, completou.

Resultado

O resultado da premiação acontecerá na próxima sexta-feira, 6 de outubro, na Rua Tabapuã, 445 - Itaim Bibi, das 9h à 13h.

As inscrições para participar do evento são feitas pelo link http://bit.ly/premiacaodia06do10, até às 16h do dia 04/10.