Instituto Criança É Vida ministra aulas para educadores de CCA’s

Estimular o raciocínio das crianças e desenvolver valores são alguns dos objetivos do curso

Bianca Barbosa

Na última quarta-feira (9), ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cachoeirinha uma aula sobre consumo consciente. O encontro faz parte de uma parceria entre a Supervisão de Assistência Social (SAS) Casa Verde/ Cachoeirinha e o Instituto Criança É Vida, que oferece as aulas para orientadores e coordenadores dos 16 Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) da região.

O curso, denominado “Crescer com Valores”, é composto por quatro aulas que abordam tópicos como amizade, confiança, honestidade, afeto, consumismo e sustentabilidade. O objetivo é dar suporte aos educadores, de forma que eles possam esclarecer melhor esses temas que são muito importantes para a formação de crianças mais conscientes de seus valores.

A psicóloga Mariane Abt, que ministra as aulas, conta que o curso é preventivo, “É uma tentativa de dar assistência para a comunidade, a fim de que eles [educadores] trabalhem valores com as crianças. O curso é pensado para envolver questões relacionadas a respeito e honestidade, dessa forma as crianças têm contato com assuntos, desafios e raciocínios que podem ajudá-las futuramente", destaca.

O projeto “Crescer com Valores” possui dois ciclos. O primeiro é denominado “Conhecer e construir”, comporta quatro módulos e é dedicado a crianças de 7 a 9 anos. O segundo ciclo aborda o papel da criança para uma sociedade melhor e é dedicado aos jovens de 10 a 12 anos. O material pedagógico apresenta histórias, jogos e dinâmicas, a fim de que as crianças aprendam o conteúdo se divertindo.

E o resultado é visível. A coordenadora do CCA Caminhando Para o Futuro, Luana Martins Marcelino, apoia o curso e até sugere que ele seja feito todos os anos, “Após as oficinas a gente percebe mudanças nas conversas entre elas [crianças] e ajuda bastante as educadoras nas atividades. A qualidade do trabalho melhora.”

A supervisora da SAS Casa Verde/Cachoeirinha, Marcia Regina Varanda, contou que o curso auxilia os funcionários dos CCA’s na educação das crianças, “Todos participam, mas os encontros são focados nos orientadores, pois eles têm contato direto com as crianças”. Hoje em dia a parceria atende apenas os CCA’s, porém a SAS já estuda formas de levar o curso para a Proteção Especial também.

O próximo encontro acontecerá no dia 13 de setembro. Os orientadores participarão de uma formatura e receberão um certificado de conclusão do curso.