SAS Pirituba/Jaraguá lança programa Cidadania Linda

Inspiração vem dos projetos de revitalização urbana da prefeitura

Por Bianca Barbosa

Na última terça-feira (8), ocorreu na Associação Comercial Distrital Noroeste a inauguração do programa Cidadania Linda. O objetivo do projeto é despertar nos usuários de serviços e moradores da região de Pirituba/Jaraguá o interesse em se engajar no processo de conservação do meio ambiente, garantindo assim a valorização das áreas públicas e melhor qualidade de vida para a comunidade.

O evento contou com a presença de lideranças do bairro, representantes da Associação Comercial, equipe da Supervisão de Assistência Social (SAS) Pirituba/Jaraguá, gerentes e técnicos dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e da equipe da empresa Inova.

A agente ambiental Bruna Ribeiro Magalhães explica que uma das vertentes do projeto é a educação ambiental. “Conversamos diretamente com os munícipes, explicamos horário de coleta, local de descarte correto e divulgação de ecopontos”, disse.

Além de auxiliar na execução do programa, a equipe da Inova vai levar informações a população sobre os canais de comunicação e endereços de Ecopontos, e estimular o diálogo e conscientização, diminuindo assim a possibilidade de criação de novos pontos viciados de descarte irregular de lixo na região.

A representante da Inova, Paula da Silva Santos disse que o objetivo principal é revitalizar 32 pontos de descarte existentes na região de Pirituba/Jaraguá, “A Inova vai dar todo o apoio na limpeza, educação ambiental e projetos sociais”, completou.

Já existia uma parceria entre a prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá com a Inova, que resultou no recebimento do primeiro prêmio do programa Bairro Lindo. O prefeito regional Ivan lima conta que apesar das ações do Bairro Lindo, a região possui 353 pontos viciados de descarte irregular de lixo. “Colocamos a meta de revitalizar um ponto viciado por semana, só que em um ano não chegaríamos a solucionar nem 20% do que temos. Então, a gente quer aumentar essa capacidade e foi aí que surgiu a ideia do programa Cidadania Linda”.

A idealizadora do programa, Lúcia Cristina Medeiros, supervisora da SAS Pirituba/Jaraguá, percebeu que a assistência social tinha muito a contribuir com o bairro através dos serviços socioassistenciais. “Nós temos 32 serviços conveniados, e os usuários precisam de atividades pedagógicas”, disse.

A participação da assistência social no projeto é transformar o lixo em arte e objetos funcionais. Os usuários de serviços pintam e constroem objetos com o material recolhido nos pontos viciados.

No evento de inauguração do programa, a Inova fez uma exposição de esculturas e objetos de arte feitos a partir do lixo encontrado em pontos viciados de descarte irregular na cidade. Todos os materiais foram transformados em arte pelos próprios funcionários da Inova.

O varredor Rafael da Silva conta que se espanta com a quantidade de material descartado irregularmente na rua. “O que a gente mais encontra é pneu, que é um problema por causa da dengue”. Entre as esculturas expostas no evento haviam poços artesanais e até uma motocicleta, feitos a partir de pneus, madeira e plástico, materiais encontrados em pontos viciados de descarte na rua.

A parceria entre a Inova, programa Cidade Linda, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá, ajudará na melhoria da qualidade de vida do bairro e transformará varredores de rua e usuários dos serviços socioassistenciais em artistas, mas a maior qualidade do programa é inspirar outras comunidades a fazer o mesmo, mostrando que tudo pode ser reutilizado e transformado em algo funcional.

Projetos da Inova que auxiliarão no programa Cidadania Linda:

Viagem Sustentável – A cada viagem feita ao Ecoponto, o munícipe ganhará um selo em um cartão fidelidade. Quando completar 10 viagens, mediante apresentação do cartão com os 10 selos, receberá um pacote de composto sustentável (adubo fabricado a partir de resíduos de feiras pelo projeto Feira Compostável da Inova).

Carroceiro da Vez - A Inova criou um concurso entre os carroceiros e premia com uma cesta básica o catador que despejar mais resíduos nos ecopontos, contribuindo para uma cidade mais limpa.

Para saber o endereço dos ecopontos acesse http://www.inovagsu.com.br/o-que-fazemos/ecoponto/