SASECOP promove a capacitação profissional de pessoas em alta vulnerabilidade

Por: Bruna Carvalho
Foto: Daniela Lopes


Foco, determinação e muito trabalho resultaram na formação de mais de 50 técnicos por meio do SASECOP (Serviço de Apoio Sócio Educativo de Capacitação e Orientação Profissional), entidade em parceria com o Instituto Lygia Jardim, SENAI e a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Na última sexta-feira (23) os estudantes comemoraram a conclusão do curso escolhido entre as sete modalidades certificadas na ocasião. Os formandos dividiam-se em turmas de ajudante de confeitaria, auxiliar de cozinha, padaria artesanal, assistente de cabeleireiro, cuidador de idosos, pintor de obra e eletricista instalador.

André Ricardo Garcia, 50 anos, estava em situação de rua até que procurou abrigo no Centro de Acolhida Prates e também foi encaminhado ao SASECOP, onde escolheu fazer parte da turma de cuidadores de idosos.

De acordo com ele, o apoio que recebeu de assistentes sociais e de colegas de curso foi essencial para que pudesse se reerguer. “Essa oportunidade é o meu recomeço”, completou.

Todos os cursos têm a duração de três meses e os participantes são encaminhados por mais de 40 serviços da rede socioassistencial. Morgana Moreira é orientadora socioeducativa há dois anos no espaço, e contou que a convivência com a diversidade contribuiu para o crescimento pessoal de todos os envolvidos.

Bianda Woobie, 21 anos, é angolana e está em São Paulo há aproximadamente nove meses. Para ela, a oportunidade de cursar elétrica é o seu passaporte para um futuro promissor. “Já fiz outros cursos, agora com a formação do SASECOSP acredito que meu currículo estará completo”, declarou.

A oportunidade de ter uma qualificação é o ponta pé para o recomeço na vida dessas pessoas que estão em alta vulnerabilidade social. Beneficiários de todas as idades e com um objetivo em comum se unem e ajudam uns aos outros a completar o curso, ao lado dos profissionais responsáveis pela orientação.

O orientador das aulas de eletricista instalador, Flávio Dabik, comenta a dedicação que é vista no dia a dia dos cursos. “Além da parte técnica, existe o amor pelo progresso uns dos outros”, disse. Os sentimentos de união e orgulho tomaram conta de todos que estavam presentes no dia da certificação.