Rede Intersetorial Guaianases e Lajeado discute reforma da previdência

Por Fernanda Lobato


“Retrocesso nos Direitos Sociais e Reforma da Previdência”. Esse foi o tema da primeira reunião de 2017 da Rede Intersetorial Guaianases e Lajeado, realizada na semana passada no CEFAI (Centro de Formação a Acompanhamento à Inclusão) Guaianases.

O encontro ocorre desde 2011 e contou com a presença da palestrante Roberta Pereira da Silva, assistente social atuante no INSS de Ermelino Matarazzo. A palestra teve como intuito mostrar a nova proposta da reforma da previdência (PEC 287) e apresentar as mudanças que poderão ocorrer.

Alguns dos temas discutidos no evento foram o aumento para 25 anos de contribuição por idade, aumento da idade mínima para homens e mulheres se aposentarem, diminuição do valor do BPC/LOAS, que atende pessoa com deficiência e idosos em situação de pobreza, redução de 50% no valor da pensão por morte, entre outros.

A assistente social Carol Laet, do CRAS Lajeado, conta que os encontros servem para discutir os principais problemas dessa temática. “Nos encontramos pelo menos duas vezes por mês para discutirmos os problemas que o território apresenta e buscarmos fazer uma mobilização com a população para que seja resolvido".