Barracas usadas na Campus Party serão doadas para equipamentos socioassistenciais

Feira reúne mais de 6 mil instalações provisórias para visitantes

Por Vinícius Dominichelli

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) Soninha Francine anunciou hoje, em conjunto com o secretário municipal de Inovação e Tecnologia Daniel Annemberg, parceria com a Campus Party para doação de barracas aos serviços sociassistenciais da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa vai atender pessoas em situação de vulnerabilidade e rua.

A feira, que está em sua décima edição e acontece no Pavilhão do Anhembi, é a maior experiência tecnológica do mundo reunindo jovens em torno de um festival de inovação, criatividade, empreendedorismo e do universo digital. Esse público utiliza cerca de seis mil barracas de acampamento para que possam permanecer em tempo integral no evento.

"Surgem demandas emergenciais com muita frequência, como baixas temperaturas e chuvas de verão. As barracas são muito bem-vindas para oferecer aquele acolhimento emergencial com a característica de que cada um tenha seu espaço de privacidade em um ambiente coletivo", destaca Soninha.

Os participantes da Campus Party poderão deixar suas barracas, no final do evento, em um posto que será montado dentro da feira.

Uma informação importante é que esses suprimentos não serão distribuídos nas ruas, mas sim em espaços municipais que realizam acolhimento de pessoas que necessitam, bem como para quem perdeu sua casa em tragédias como deslizamentos, incêndios ou enchentes.

"Essa pessoa já está desalojada, na situação de ter perdido tudo. O mínimo que podemos oferecer é dignidade e proteção. Nós temos alguns imóveis que já foram utilizados na Operação Baixas Temperaturas. Às vezes precisamos montar um pavilhão desses numa emergência, e essas pessoas preferem ficar dentro da barraca com mais privacidade", conclui a secretária.

Segundo Soninha, as barracas são uma solução paliativa para quem será encaminhado às repúblicas sociais ou centros de acolhida.

Visita ao Família em Foco

Após a Campus Party, Soninha Francine visitou o Família em Foco na região da Casa Verde. O equipamento conta atualmente com 15 famílias e seu principal objetivo é atender demandas específicas e garantir a inclusão das famílias em situação de alta vulnerabilidade.

Essas pessoas recebem moradia, alimentação, vaga em creche ou escola, atendimento médico, capacitação profissional e encaminhamento para emprego.