SMADS participa do 1º Encontro Nacional de Trabalho Social com Famílias Indígenas

Por Fernanda Lobato

Representada pela supervisora de assistência social de Parelheiros, Adriana Rezende, e pelo especialista em assistência social, Alexandre Gomes, a SMADS participou nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília, do 1º Encontro Nacional de Trabalho Social com Famílias Indígenas.

O objetivo foi discutir sobre o tema para que os serviços socioassistenciais sejam culturalmente adequados à realidade dos povos indígenas, além de propor um debate sobre problemas enfrentados pelas aldeias, citar planos e projetos para acessibilidade, moradia, trabalho social com as famílias e crianças, cultura indígena dentro da política, entre outros.

O evento contou com a presença de representantes das principais aldeias do Brasil, supervisores de CRAS e CREAS que participaram de debates, além de acompanharem palestras como a da secretária nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant, Aline Guedes da Costa e Paula Oliveira Lima, ambas da Coordenação Geral de Serviços Socioassistenciais à Famílias.

“Nós acompanhamos quatro aldeias na região de Parelheiros ofertando todo o apoio necessário no âmbito da assistência social. Todas as famílias estão inseridas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. É sempre importante participar desses eventos para trocar informações e conhecer novas culturas”, ressalta a supervisora de assistência social de Parelheiros.