Conviventes da tenda De Braços Abertos recebem cuidados de beleza e orientação sobre violência doméstica

.

Foto: Wagner Origenes

Por Viviane Bomfim

A primeira semana de novembro está sendo de conscientização para um grupo específico de conviventes da tenda De Braços Abertos. Entre os dias 1 e 4 deste mês, mulheres, travestis e transexuais estão participando de uma grande ação de orientação e conscientização.

A ação foi idealizada pela assistente social Carmen Lopes de Almeida, e recebeu o nome de "Semana da Diversidade da Beleza" e tem como objetivo resgatar a auto estima dessas pessoas que convivem pela região do centro de São Paulo, conhecida como Cracolândia.

Dentre as atividades propostas por Carmen e sua equipe técnica estão esmaltação das unhas, escova, chapinha, maquiagem e distribuição de bijuterias, além de uma roda de conversa sobre vários assuntos e a encenação de uma peça teatral com o tema a violência doméstica.

Além de todas essas ações, cerca de 15 maquiadoras profissionais da empresa de cosméticos Mary Kay compareceram para ajudar nesse mutirão de beleza e auto estima. A parceria com a empresa só foi possível após uma amiga de Carmen divulgar a ideia em uma rede social.

Muito elogiada após a transformação, Celia Regina Domingas dos Santos, 50 anos, se sentiu lisonjeada com os elogios que recebeu: "Hoje eu me sinto como uma modelo da revista Raça. Me sinto muito bem e essa foi a primeira coisa que me veio na cabeça. É muito bom se sentir assim", disse.

Para a assistente social Carmen, "cuidar da auto estima das mulheres é algo gratificante, pois a beleza influencia muito na vida delas. Fazer esse evento para as usuárias é algo muito bom, além de poder ver o brilho nos olhos delas."