Novo espaço de inclusão para população em situação de rua

Foto: Wagner Origenes

Por Fernanda Baccaro

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (27), a inauguração do Centro de Inclusão Social pela Arte, Cultura, Trabalho e Educação (CISARTE), espaço coordenado pelo Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL Brasil).

O objetivo é de desenvolver um espaço de inclusão, em que as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social possam aprender e aprimorar seus conhecimentos relacionados à arte, cultura, geração de trabalho e renda, educação, empregabilidade e assistência social.

A abertura do espaço contou com uma mesa de cerimônia composta por autoridades públicas e representantes de diversas secretarias municipais e da sociedade civil. Em seguida foram apresentadas as atividades que ali serão desenvolvidas.

O evento também contou a exposição de arte "Eu existo", dos artistas Hélder de Vieira e Wagner de Almeida, que apresentou obras inspiradas em pessoas que são excluídas da sociedade por viverem nas ruas.

Segundo a secretária Luciana Temer, “este é um espaço de poder da cidade de São Paulo e que merece ser consolidado. Não é um projeto fechado, mas sim generoso e de fortes parcerias”, disse.

O CISARTE se encontra no subsolo do Viaduto Pedroso, 111, um espaço cedido pela Prefeitura do Município de São Paulo. Assim que estiver devidamente equipado, irá funcionar todos os dias da semana. Dentre as atividades oferecidas, os usuários também poderão usufruir de uma cozinha experimental, cinema, teatro, oficinas, biblioteca, canil, bagageiro, lavanderia e poderão fazer parte do desenvolvimento de uma cooperativa de reciclagem que distribui igualmente o faturamento obtido entre os integrantes do projeto.

Segundo Anderson Miranda, coordenador estadual do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR) e responsável pelo espaço concedido para a criação do CISARTE, “a proposta do evento é mostrar para a cidade que é importante trazer a população de rua para uma nova dinâmica. É um centro de inclusão da população de rua e para a população de rua. O CISARTE foi criado para que a população de rua esteja sempre em busca dos seus direitos”, disse.