CEU Jaçanã recebe a décima edição do Festival Nossos Talentos

Fotos: Wagner Origenes


Por Denise Kanda

O clássico A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne nunca foi tão presente em um único dia. Sob a temática: A Fantástica Volta ao Mundo, quem esteve na última terça-feira (18) no CEU Jaçanã pôde conhecer de pertinho países como Índia, Egito, África do Sul, Itália, Espanha, Japão, Grécia, México, Estados Unidos, Cuba, Portugal e claro, um pouco mais da cultura brasileira.

Promovido pelo CRAS Tremembé, o Festival Nossos Talentos completa a sua décima edição e reúne crianças, jovens, adultos e idosos atendidos pelos serviços da região como os Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), Centros para Juventude (CJs), Núcleos de Convivência de Idosos (NCIs), entre outros.

Os serviços não participaram apenas das apresentações, mas também auxiliaram na direção artística do evento que imergiu os convidados na temática. O simples feito de assinar o nome na entrada do auditório transformava a ação em check-in: como dizia a placa indicativa, a entrada no auditório era sinalizada como "Área de embarque", transformando nos detalhes o ambiente educativo em um aeroporto.

Entre uma apresentação e outra os convidados eram novamente levados à viagem e informados pelos dois apresentadores caracterizados de acompanhantes de vôo por curiosidades sobre o próximo país que seria representado. Foi possível descobrir, entre outras coisas, a crença dos egípcios no poder de cura da maquiagem, que a África do Sul possui alta variedade de cultura, crenças religiosas e idiomas e as diversas faces da Itália, entre elas capital da moda e da boa culinária.

O auditório tomado predominantemente por crianças alegrou ainda mais o evento. Segundo a coordenadora do CRAS Tremembé, Mariana Ugolini, "o evento é importante para apresentar o resultado do trabalho socioeducativo desenvolvido pelos serviços ao longo do ano. O tema deste ano possibilitou explorar a riqueza cultural existente de diferentes formas em outros países e, assim, promover e estimular acesso à informação, conhecimento da diversidade cultural, econômica, social e política presentes no mundo em que vivemos”.

O evento, que começou às 9h, foi encerrado apenas no final da tarde e deixou marcas não só naqueles que participaram ativamente, mas também naqueles que assistiram e viajaram pelo mundo em apenas um dia.