Prefeitura amplia a rede de acolhimento a idosos com nova ILPI em Pinheiros

Fotos: Wagner Origenes

Por Fernando Bassoli Bonadirman

Qualificando a rede de Proteção Social Especial do município direcionada ao público da melhor idade, a prefeitura de São Paulo, por meio da SMADS, implementou no último mês, na região de Pinheiros, a nona Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

O serviço é mantido por meio de parceria com a União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES) e pode acolher até 30 idosos, buscando restaurar e preservar a autonomia da pessoa idosa restabelecendo vínculos familiares e sociais, promovendo a convivência comunitária entre os residentes de diversos graus de dependência e incentivando a realização de atividades da vida diária.

Acompanhada pela presidente da UNIBES, Célia Kochen Parnes, pela secretária-adjunta de Direitos Humanos, Djamila Ribeiro, e pela subprefeita da região, Harmi Takiya, a secretária Luciana Temer visitou o serviço na manhã de quinta-feira (20).

“Queremos que esse serviço seja muito mais que uma Instituição de Longa Permanência, mas também uma casa com pessoas que cuidamos e amamos. Fico muito feliz em ver que novamente a UNIBES consegue se renovar e olhar agora para as questões do envelhecimento com muita intensidade já com o Centro Dia, mantido em parceria com a SMADS, e a agora com as ILPIs. É sempre instigante poder mudar e acompanhar as necessidades da população”, disse a presidente da UNIBES.
 

A ILPI acolhe e garante proteção 24 horas por dia ao idoso em situação de vulnerabilidade social com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família, que estão com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda de autocuidado.

Segundo a secretária Luciana Temer, a busca por soluções para as pessoas que mais precisam sempre foi feita em conjunto com outras secretarias. “Desenvolvemos um trabalho muito sério nesses quatro anos de gestão do prefeito Fernando Haddad de compromisso não só com a política nacional de Assistência Social, mas principalmente com a cidade e com os grupos que mais precisam. A demanda dos idosos apareceu durante a construção das metas da gestão e é uma realidade que temos que trabalhar”, disse.

No local, os usuários são atendidos em período integral por uma equipe composta por assistentes sociais, orientadores socioeducativos, agentes operacionais, cozinheiras, psicólogo, enfermeira, entre outros. Diariamente serão oferecidas seis refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche da noite).

Instalada na rua Potiguar Medeiros, 67, a instituição funciona em uma unidade inserida na comunidade, com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social com pessoas da comunidade.