Centro de Acolhida Casa São Lázaro recepciona estudantes e propõe aula diferente

Foto: Reprodução/Facebook Associação Reciclázaro

Por Denise Kanda

A Casa São Lázaro promoveu, no último dia 17 de junho, um encontro com 27 estudantes de sociologia do Colégio Tales de Mileto. O passeio teve como objetivo colocar em prática conceitos teóricos e metodológicos da disciplina e o conhecimento do trabalho social ofertado pela organização.

A assistente social Zilda Vicente e o técnico especializado do núcleo de inserção produtiva Fernando Rodrigues deram início ao passeio com uma apresentação audiovisual, que contou com a apresentação do que é e como funciona um centro de acolhida, complementando um dos planejamentos curriculares do colégio de estimular seus estudantes a participarem de projetos sociais.

Neste dia não foram apenas os 60 conviventes diários que participaram das oficinas praticadas no local. Os alunos também colocaram a mão na massa e aprenderam como é o dia-a-dia de quem visa à reinserção da população em situação de rua no mercado de trabalho, por meio de capacitação profissional e geração de renda.

Os alunos ainda puderam conhecer a infraestrutura local, dormitórios, sala de recreação e refeitório. “Os alunos se apresentaram surpresos e curiosos quanto às questões de como é o acolhimento e como é a rotina da população”, relata o gerente Fabrício Bogre.

O Centro de Acolhida Casa São Lázaro é mantido por meio de parceria com a Associação Reciclázaro e funciona 24h.