Secretária visita Centro Dia em Santana

Foto: Wagner Origenes

Por Fernando Bassoli Bonadirman

Para acompanhar o atendimento feito em parceria com a Associação Santo Agostinho (ASA) no Centro Dia para Idosos de Santana, a secretária Luciana Temer esteve na manhã da última quarta-feira (29) nas dependências do serviço, que fica na Rua Professor Dorival Dias Minhoto, 231.

Outros quatro (Ipiranga, Santana, Sapopemba e Sé) serviços como esse já estão em funcionamento. Nestes locais os idosos com maior fragilidade participam de oficinas de arte e terapia, dança, terapia ocupacional, música, jogos e atividades de raciocínio.

Segundo a secretária, “o Centro Dia é um instrumento importante de não institucionalização dos idosos. Aqui eles podem passar o dia enquanto o filho trabalha e retornar para casa à noite”.

A ASA administrava uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) por meio de parceria com a SMADS até o inicio deste ano, mas acabou optando por encerrar a parceria no atendimento permanente. “Com imensa satisfação retomamos a nossa parceria com a SMADS com o foco principal da organização que é acolher, cuidar e promover o bem-estar dos idosos durante o dia”, afirmou a presidente da ASA, Maria Inês de Paula Eduardo.

“Minha vida mudou após perder os três bebês que moravam comigo (um filho de 65 anos, outro de 66 e o mais novo com 45) em apenas três anos. Passei a ficar sozinha em casa já que minhas filhas moram em outro local e apenas preparava a minha alimentação e ia para cama assistir TV. Não tinha vontade e disposição para fazer mais nada. Este espaço chegou na hora certa! Chego aqui logo cedo e nem vejo o tempo passar, pois sempre estou participando de uma atividade diferente”, lembra Stella Aparecida da Silva, 86 anos.

As vagas são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da região, que após uma avaliação social e de saúde encaminha o idoso para o serviço.