SMADS participa da VIII Semana do curso de Serviço Social promovida pela Uninove

Foto: Wagner Origenes

Por Denise Kanda e Fernanda Ribeiro De Souza

A mesa do último dia 25 de maio com o tema Igualdade de Gênero e Diversidade: as contribuições da política de Assistência Social na cidade de São Paulo, contou com a presença da secretária Luciana Temer, do coordenador da Comissão de Finanças e Orçamento do Conselho Municipal de Assistência Social do Município, Ricardo de Lima, e a mediadora, professora Dra. Maria Palmira da Silva.

O debate foi iniciado com uma apresentação musical feita pela aluna transexual Renata Peron, o ambiente leve e descontraído deu lugar a um clima sério com a reflexão da intolerância, pautado pela secretária afirmando que pessoas estão morrendo pelo o que são, devido a não aceitação da sociedade perante o diferente.

Segundo Ricardo de Lima, uma das soluções para essa questão é a superação da concepção conservadora de família, uma vez que esta traz muitos entraves para vencer demandas das minorias.

Renata se fez presente durante todo o debate, sugerido pelos alunos, e entre muitas dúvidas relatou como a sociedade é cheia de hipocrisia e que devemos tomar cuidado com ela, pois “ela bate na nossa porta todos os dias”, finaliza.

A secretária ainda frisou como é importante a luta pelos direitos das mulheres, visto que o Brasil possui um histórico carregado de desigualdade de gênero. “A mulher teve direito ao voto a partir de 1932, isso foi ontem”, justificando a razão pela qual ainda é presente a luta feminina.

“A prefeitura tem como foco desde o inicio da sua gestão trabalhar com a diversidade de todos, atendendo as singularidades da sociedade, fornecendo centros de acolhida específicos para famílias e população transexual”, finaliza a secretária.