18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Município promove oficinas e atividades de conscientização abertas no Parque do Ibirapuera

Para promover a reflexão sobre o problema e suas causas, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) estará promovendo uma série de atividades e oficinas no Parque do Ibirapuera, no próximo dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento é aberto e contará com a participação de cerca de 800 usuários dos diversos serviços da assistência social da capital paulista, sendo cerca de 700 crianças e adolescentes, incluindo muitas das atendidas pelo serviço de proteção às vítimas de violência.

Iniciativa conjunta da SMADS com a comissão municipal criada em 2007 para o enfrentamento do problema, o evento promoverá oficinas e atividades sobre temas como: afetividade e sexualidade, abuso sexual intrafamiliar, gravidez na adolescência, diversidade sexual, assédio, masculinidade, consumo de drogas, família, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), Top 10, internet e redes sociais.

Os dados do Observatório Social da SMADS indicam que a esmagadora maioria dos 24.130 casos de violência contra crianças e adolescentes registrados no ano passado têm como agressores os próprios familiares. São 17,5% de casos de violência física ou psicológicas praticados por eles, sendo que quase 80% são provenientes pela mãe ou pelo pai.

Outros dados apontam que 32% são casos de abuso sexual, sendo que um quarto deles praticados pelos pais. Outros 31% negligência ou abandono.

Como na maioria vezes, a violência é apenas uma reprodução da violência sofrida pelos agressores na infância. O atendimento feito pela SMADS é focado em melhorar a convivência familiar. Por isso, as unidades do Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV) prestam atendimento psicossocial individual e em grupo tanto à vítima como a seus familiares, além de oficinas de arte, lazer, recreação e encaminhamentos para assistência médica e jurídica. Com isso, metade dos desligamentos do serviço ocorrem a pedido a própria equipe sem necessidade de afastar a vítima da família e apenas entre 1% e 4% terminam seu encaminhamento para um abrigo. Para ampliar esse atendimento, nos últimos dois anos, a SMADS aumentou de 14 para 20 as unidades desse serviço e outras três estão em implantação.

Com as atividades do dia 18, a SMADS investe na prevenção do problema. É o quarto ano em que o dia nacional de combate à violência contra crianças é comemorado num parque ao ar livre, precedido de atividades promovidas pelas várias regionais. Neste ano foram sete eventos regionais – de seminários com especialistas a passeatas – realizados em diversos bairros da periferia de São Paulo com o objetivo de conscientizar a população sobre as causas e as formas de enfrentar a violência contra crianças e adolescentes.

SÃO PAULO COMEMORA O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
COM ATIVIDADES E OFICINAS ABERTAS

LOCAL – Parque do Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral – acesso portão 10
Dia 18 de maio, das 10h às 15h