Angolanas assistidas pela SMADS celebram o primeiro dia das mães no Brasil

Foto: Wagner Origenes

Por Denise Kanda

A comemoração do dia das mães foi antecipada para o 1º de maio em um dos centros de acolhida para mulheres angolanas mantidos pela SMADS na região central da cidade.

A celebração era para as mães, mas as crianças e adolescentes também se divertiram e comemoraram o dia em meio a muitas brincadeiras e músicas típicas da Angola. As mulheres tiveram um dia completo de salão, fizeram as unhas, foram maquiadas, acompanharam apresentações culturais e receberam até mesmo massagens após participarem de uma aula de zumba.

Não apenas serviços e atividades foram oferecidos. As mães angolanas foram presenteadas com um kit com hidratante, batom, acetona e esmalte para continuar cuidando de sua beleza e auto-estima em meio a uma situação de imigração um tanto quanto problemática.

Atualmente a SMADS mantém dois abrigos para atender prioritariamente mulheres imigrantes angolanas e seus filhos. Os abrigos foram abertos para atender a grande demanda de mulheres angolanas recém-chegadas na cidade e oferecem acolhimento, atendimento social e o encaminhamento para outras políticas públicas de acordo com as necessidades de cada família.