Projeto Reciclando e Cantando dá o tom no Centro de Acolhida Casa Verde

 Foto: Reprodução/Facebook

Por Viviane Bomfim

Com o intuito de promover um ambiente mais acolhedor para interação social, que visa favorecer o diálogo e trabalhar questões do dia a dia, o Centro de Acolhida Casa Verde promove desde janeiro o projeto Reciclando e Cantando.

Após analisar que o trabalho desenvolvido por meio de músicas gravadas era uma excelente forma de intervenção para um convivente que sofre de esquizofrenia, a psicóloga Angélica de Sá resolveu, então, levar o seu violão para auxiliar no tratamento.

A partir daí, descobriu-se que o convivente sabia tocar algumas músicas, tornando-se assim, o ponto inicial de vinculo com os demais beneficiários do serviço.

Para que todos possam participar, as oficinas de Arteterapia ministradas no Centro de Acolhida passaram a ser intercaladas com ações de reciclagem e a confecção de instrumentos musicais, utilizados durante os “luais”.

A partir de rolos de papel e copos descartáveis, o primeiro instrumento construído foi o chocalho. Os conviventes também receberam a doação de um violão que foi restaurado e agora está disponível para todos que desejam tocá-lo ou ensaiar para as apresentações.

Outros dois conviventes, que também sabem tocar violão, atuam como agentes incentivadores para o trabalho e integração com a música, além da ajuda fundamental dos educadores Tathiana Forray e Fernando Pacheco, que auxiliam na pesquisa e confecção das oficinas e repertório musical, respectivamente.

A primeira apresentação aconteceu no dia 8 de março e a ideia é que ocorra ao menos uma por mês, tempo suficiente para que outros instrumentos sejam confeccionados, além da elaboração de um tema, escolha das músicas e treino por parte dos conviventes e educadores.