Centro de Referência da Mulher é inaugurado na zona leste

Foto: Wagner Origenes

Por Denise Kanda

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) inaugurou, na última sexta-feira (11), em São Miguel Paulista, o Centro de Referência da Mulher Onóris Ferreira Dias.

No serviço, as mulheres da região recebem atendimento psicológico e jurídico, e também participam de oficinas, capacitações, palestras e até mesmo workshops de costura, cabeleireiro, empreendedorismo, uma vez que parte considerável das mulheres que buscam apoio estão em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a coordenadora do Centro, Valéria Martins, “o espaço visa dar maior privacidade e acolhimento, dado que no início as mulheres têm muita dificuldade em falar/se expressar. O ideal é as mulheres procurarem o serviço antes da agressão para se conscientizarem e se sentirem prontas para denunciar, caso aconteça”, disse.

O espaço conta com uma equipe de seis profissionais: coordenadora, psicóloga, assistente social, especialista na área do trabalho, assistente administrativa e uma recepcionista.

O CRM Onóris Ferreira Dias fica na rua Pedro Soares de Andrade, 664, Vila Rosaria, e funciona de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.

SMADS atende mais de 1.600 mulheres vítimas de violência nos CDCMs

As mulheres são protegidas em diversos espaços na capital paulista. Os Centros de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM) oferecem proteção e apoio ao público feminino em razão da violência doméstica e familiar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral por meio do atendimento psicossocial, orientações e encaminhamento jurídico, além de atividades culturais e de lazer que contribuem para a reparação de danos.

Conhece alguém que necessita desse tipo de atendimento? Procure o CREAS ou o CRAS mais próximo. Clique aqui e saiba mais sobre os CDCMs.