Festa Julina no Complexo Zaki Narchi

Foto: Wagner Origenes

Texto: Rafael Santos

A Supervisão de Assistência Social (SAS) Vila Maria/Vila Guilherme, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a ONG CEDECA colocaram os conviventes do Complexo Zaki Narchi, no último dia 30 de julho, em clima de festa julina.

Com o intuito de promover a inclusão e o reforço da garantia de direito como cidadãos, a festa foi embalada pelo samba do grupo Imprevisto – composta pelos conviventes do complexo. Além de comidas típicas, no espaço foram colocadas fotos e poemas dos projetos culturais realizados com os acolhidos.

“Nós nos reunimos com pessoas que não conhecemos, então podemos conversar e esfriar um pouco a cabeça”, disse Thiago de Oliveira Araujo, 23 anos, que mora no complexo há sete meses.

Para o coordenador do Centro Pop Vila Maria, Edson Gonçalves, as intervenções culturais que têm ocorrido no Complexo Zaki Narchi ajudam no processo de reinserção social dos conviventes. “A realidade da população em situação de rua é de vulnerabilidade, de muita violência, de perda de vínculos afetivos e familiares. Nesses momentos e em datas comemorativas eles se sentem bem à vontade e isso favorece o trabalho sócio-educativo”, disse.