Secretário nacional de Justiça visita serviços de acolhimento para imigrantes em São Paulo

Foto: Wagner Origenes

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

Em São Paulo para tratar da parceria entre governos federal, estadual e municipal na assistência a imigrantes e refugiados, o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, visitou na última quarta-feira (5), acompanhando da secretária Luciana Temer e da coordenador de políticas para migrantes da secretaria de Direitos Humanos, Paulo Illes, dois Centros de Acolhida para imigrantes. Os equipamentos são mantidos pela SMADS por meio de parcerias com organizações sociais e um novo espaço de acolhimento será implementado nos próximos meses.

As visitas tiveram inicio no Centro de Acolhida para Mulheres Imigrantes na Penha (Irmãs Palotinas). O espaço pode atender até 80 mulheres com filhos. Na sequência, todos seguiram para o Abrigo das Irmãs Scalabrinianas. O espaço passará a funcionar nos próximos meses e terá capacidade para abrigar até 225 pessoas, sendo 150 para pernoite e 75 para atividades durante o dia.

O secretário finalizou as visitas no Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI), onde, acompanhado por representantes da Secretaria de Direitos Humanos, pôde conhecer o espaço, iniciativa pioneira da capital paulista. Além do acolhimento, também oferece serviços de suporte à população imigrante como apoio psicológico, orientação jurídica e encaminhamento para serviços públicos.