SMADS e ONG Terre dês Hommes realizam oficinas “A chance to play – Direto do Brincar”

Texto: Celina Filgueiras

Propondo uma troca de experiências entre profissionais que trabalham com jovens nos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da Proteção Social Básica e do Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), realizou durante os meses de novembro e dezembro oficinas sobre o direito do brincar.

As atividades do “A chance to play – Direito do brincar”, foram direcionadas para os orientadores socioeducativos dos CCAs e aconteceram nas regiões norte (Associação Menino Deus), centro-oeste (Instituto Rogacionista Santo Aníbal), leste (União Brasileira Israelita do Bem Estar Social) e sul (Social Bom Jesus) de São Paulo e contaram com a participação de 750 pessoas.

A ONG Terre dês Hommes abordou durantes as oficinas a história do brincar, brincadeiras tradicionais, vivencia do futebol de rua, brincadeiras africanas, grafite, entre outras.

Segundo Adriana Leite, uma das educadoras, o programa foi uma experiência enriquecedora. “Trocamos experiências e conhecimentos sobre o direito de brincar com profissionais que diariamente tem contato com crianças e adolescentes, e mais do que isso trouxemos um novo conteúdo. A ideia da formação foi plantar uma semente e agora passamos a bola para que todos os participantes cuidem da plantinha”, finalizou.