São Lázaro oferece aos usuários oficinas de sustentabilidade e consegue inseri-los no mercado de trabalho

Equipamento na região central tem cursos de reciclagem em diversos materiais, motivando quem está em vulnerabilidade social e promovendo inclusão profissional

Por Fernando Bassoli Bonadirman


A busca de idéias que torne a relação de quem passa pela situação de rua e  centros de acolhida mais sólida é uma preocupação constante das equipes técnicas e das associações parceiras da Assistência Social. E uma dessas experiências que está rendendo ótimos resultados está sendo desenvolvida no Centro de Acolhida São Lázaro, que promove oficinas de reciclagem com os materiais mais diversos. O equipamento, localizado no bairro do Brás, disponibiliza 100 vagas para acolhimento e 60 vagas para os cursos de reciclagem que reúnem oficinas de costura, de móveis de papelão com aplicação de marchetaria ou de mosaico, de acessórios como bolsas e porta-bijuterias em embalagens do tipo Tetra Pack, tapeçaria e jateamento de vidro.
Inaugurado há seis anos o espaço é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Associação Reciclázaro. Segundo Pablo Cordeiro de Sousa, assistente técnico do São Lázaro, a rotatividade de quem se interessa pelas oficinas comprova o sucesso do projeto: “Nos últimos nove meses nós encaminhamos quinze pessoas para trabalhar com carteira registrada. Ou seja, nós não nos preocupamos em manter as pessoas aqui. Muito pelo contrário: aqui é um meio para que elas consigam sua autonomia. Os números atestam que esse tipo de trabalho pode ser uma porta de saída da rede socioassistencial”, explica Pablo.
O sucesso das oficinas acabou despertando o interesse de usuários do abrigo, como Israel Vieira da Silva. ”Estou há quatro meses nas oficinas. O trabalho é muito bom. Nós aproveitamos o material reciclável e aprendemos uma nova profissão”, disse o aluno. Paralelo aos cursos de reciclagem, o São Lázaro também oferece aos usuários um suporte para questões sociais e psicológicas com profissionais da área, incluindo aulas de elevação social. E continuando em sua metodologia de trabalhar pensando no amanhã, como no caso da sustentabilidade, o equipamento proporciona noções básicas de inclusão digital. Assim, sustentabilidade e informatização passam a ocasionar a quem está em situação de rua o começo de um novo tempo, para um planeta melhor.

Centro de Acolhida São Lázaro
Rua Brigadeiro Machado, 243 – Brás
Tel. 11 – 2693-8015