Curso de Jardinagem e Conservação Ambiental capacita 35 alunos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 26 de agosto, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental, a solenidade de formatura do curso Jardinagem e Conservação Ambiental Urbana.

O curso teve duração de um semestre e capacitou 35 alunos com idades variadas. Com aulas práticas, teóricas e visitas externas a universidades, os alunos foram habilitados para prestação de serviços em todas as áreas ligadas à jardinagem e conservação ambiental, segmento que tem aumentado a cada dia a demanda de mão-de-obra, em especial na conservação de praças e parques na cidade de São Paulo.

Para o Diretor Nacional do Projeto, Antonio Augusto Telles Machado, o trabalho só foi possível graças à soma de esforços da Prefeitura de São Paulo e de todos os outros parceiros. A iniciativa é do Projeto Inclusão Social Urbana – Nós do Centro, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com a parceria da Associação Reciclázaro e apoio da Subprefeitura Mooca.

A maioria dos formandos já está encaminhada para o mercado de trabalho. É o caso do jovem Vinícius Aparecido Ribeiro Mariano, 24 anos, que após algumas desilusões no futebol parece ter encontrado nova profissão: “Gostei muito do curso e consegui ser encaminhado para trabalhar no Centro de Referência da Mulher na criação de um jardim interno. Estou muito contente já que não tive as oportunidades que esperava no futebol”, afirmou.

Norberto Isaias, 64 anos, não conseguia esconder a felicidade de ter em mãos o certificado de conclusão: “Quando trabalhei como temporário na prefeitura, fui procurado por uma empresa de setor de jardinagem, mas precisava ter o certificado para ocupar a vaga. Agora estou capacitado”, comemora.


(Texto: Fernando Bassoli Bonadirman)