Secretário de Desenvolvimento Urbano recebe medalha João Pedro Cardoso do Mérito Ambiental Paulista

Entrega simbólica é destinada às pessoas que contribuem de forma relevante para a educação, preservação e recuperação ambiental no estado de São Paulo

Nesta quinta-feira (04), véspera do dia mundial do meio ambiente, o arquiteto e atual Secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade, Fernando Chucre, recebeu, por meio de videoconferência, a entrega simbólica da medalha João Pedro Cardoso do Mérito Ambiental Paulista.

O reconhecimento da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), do Governo do Estado, é destinado às personalidades que se destacaram de maneira relevante na contribuição para a educação, preservação e recuperação ambiental no estado de São Paulo.

O evento foi conduzido por Marcos Penido, Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, em parceria com Eduardo Trani, Subsecretário Estadual de Meio Ambiente. Penido parabenizou todos os vencedores e mencionou os feitos de cada um para a melhoria ambiental do estado de São Paulo

“A ação de todos contribuiu para o nosso meio ambiente. Se cada vez mais tivermos pessoas ou entidades que se dediquem ao meio ambiente da forma que vocês fazem, com certeza, no ano que vem, estaremos comemorando um meio ambiente melhor ainda”, afirmou Penido.

Fernando Chucre foi condecorado, sobretudo, por seu trabalho, entre 2011 e 2014, como Coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, parceria entre Governo do Estado de São Paulo e o BID (2011/ 2014).

“Foi o projeto mais prazeroso que eu tive a oportunidade de participar, com resultados importantes na Mata Atlântica. Mais do que um projeto ambiental, possui também uma abrangência social. Fiquei feliz em saber de sua expansão”, destacou Chucre.

Além de Chucre, foram agraciados o jornalista José Hamilton Ribeiro; o médico veterinário sanitarista, Paulo Magalhães Bressan; o engenheiro sanitarista, Pedro Penteado de Castro Neto (In Memorian); a funcionária mais antiga do Sistema Ambiental Paulista, Olga Pisaneschi Rodrigues; a ambientalista, Marcia Hirota; o sargento da Polícia Ambiental Militar, Júlio Cesar Silva do Nascimento; o professor e presidente da Fundação Florestal, Gerd Sparovek; e o guarda-parque da Estação Ecológica Juréia-Itatins, Manoel Messias dos Santos.

A proposta dos homenageados foi formulada pela SIMA, com o apoio do Conselho Estadual da Ordem do Ipiranga. Publicada em setembro de 2019 no Diário Oficial, a medalha será entregue fisicamente para cada escolhido após o período da pandemia de Covid-19.

Biografia
Fernando Chucre é Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo desde 2019, sendo responsável por coordenar diversas ações de planejamento da cidade, como os Projetos de Intevenção Urbana (PIUs) e a ampla requalificação do centro. Anteriormente, na capital, já havia exercido a função de Secretário Municipal de Habitação, coordenando a elaboração do atual Programa de Metas da área e estruturando ações como a PPP (2017/2018). Também atuou no Governo do Estado de São Paulo, sendo Presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) (2015/2017); Presidente do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo (2011/2015); e Coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, parceria entre Governo do Estado de São Paulo e o BID (2011/ 2014). Foi ainda Deputado Federal por São Paulo (2006/ 2011), atuando como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Por fim, também foi Sócio diretor da Arquitécnica Arquitetura e Urbanismo (1990/2006).