Documentos com balanço da primeira etapa da revisão participativa do PDE são disponibilizados

A SMDU publicou a primeira classificação dos dados organizados por avaliações temáticas além do balanço quantitativo das contribuições

 

A Prefeitura de São Paulo está promovendo a revisão participativa dos Instrumentos de Planejamento Urbano do Município, sendo o Plano Diretor Estratégico (PDE) o primeiro momento deste processo. Para isto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) definiu quatro etapas, sendo a primeira a de Avaliação Temática do PDE, que ocorreu entre abril e maio deste ano.

A abertura contou com apresentação dos desafios da revisão do PDE e a Cidade que Queremos. Em seguida, avaliações Temáticas abordaram os seguintes temas: Uso e Ocupação de Solo; Instrumentos de Política Urbana; Habitação; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana; e os Investimentos Prioritários, Planos Regionais e Planos de Bairro (materiais disponíveis na biblioteca do Gestão Urbana SP).

Os debates propiciaram, por meio da avaliação coletiva da implementação do PDE de 2002, mapear os aspectos positivos e negativos da implementação dos últimos 11 anos.

Números da 1a etapa

* 1.804 participantes
* 1.847 contribuições (64% das oficinas, 23% das plenárias, 13% de fichas de contribuição individual)
* 4 Reuniões de avaliação temática
* 6 Reuniões com os setores representados no Conselho Municipal de Política Urbana

Sistematização

A Prefeitura de São Paulo sistematizou as contribuições por temas e subtemas para que os interessados possam se apropriar e utilizar estas informações no processo de revisão participativa.

 

Downloads

Geral

Habitação

Instrumentos Urbanísticos

Investimentos Prioritários

Meio Ambiente

Mobilidade

Uso e Ocupação do Solo

 

Banco de contribuições (Arquivo aberto)