REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA URBANA MARCA O INÍCIO DOS TRABALHOS PARA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

Secretário Fernando de Mello Franco enfatiza a importância do Conselho no processo de elaboração de políticas públicas

Com a presença maciça dos conselheiros, foi realizada em 21 de fevereiro a 24ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). O secretário Fernando de Mello Franco, presidente da CMPU, abriu os trabalhos reforçando a importância do Conselho na formulação de políticas urbanas, como uma das prioridades da gestão Haddad. “O CMPU representa um fórum efetivo para o debate democrático de ideias, e certamente irá contribuir para ações que levem ao reconhecimento da cidade e, consequentemente, em direção ao planejamento de um desenvolvimento sustentável, proporcionando qualidade de vida para a população”, disse Mello Franco.

O vice-presidente da CMPU, o secretário municipal de Habitação, José Floriano de Azevedo, complementou as boas-vindas aos conselheiros – foi a primeira reunião sob responsabilidade da atual administração – e disse que a Prefeitura tem uma meta ambiciosa para cidade: a construção de 55 mil novas unidades habitacionais. Azevedo disse ter certeza que “uma parceria sólida será estabelecida com a CMPU”.

Na continuidade dos trabalhos, foi aprovado o cronograma de reuniões ordinárias e extraordinárias de 2013, que contemplarão o debate para o novo Marco Regulatório Urbanístico da cidade, que inclui a revisão do PDE. Ficou decidido que as datas serão definidas na próxima reunião extraordinária, marcada para o dia 28 de março, no mesmo local.

Na sequência foram iniciados os entendimentos para a 6ª Conferência Municipal das Cidades, que contará com a coordenação da SMDU. É um evento de suma importância, pois consiste em uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de novembro de 2013, com o tema "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!". Ainda está programada uma etapa estadual, antes da realização da Conferência Nacional, de 1º de julho a 28 de setembro de 2013.

Todos os segmentos representativos da CMPU se dividiram em grupos e foram definidos os representantes da Comissão Preparatória, que irá organizar e sistematizar todo o planejamento da sociedade para a 6ª Conferência Municipal. Ficou decidido ainda que o evento principal acontecerá nos dias 8 e 9 de maio, no Anhembi (Auditório Celso Furtado). A relação dos representantes, assim como a ata da reunião serão disponibilizados em breve no site da SMDU.