SIGPEC

Sistema de RH que integra a área de Gestão de Pessoas e os dados relativos a todos os servidores da Administração Direta da PMSP.

 O SIGPEC - Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências, é um sistema informatizado cuja arquitetura integra os eventos da área de Recursos Humanos, tratados durante mais de 30 anos (contados até junho de 2008) por diversos sistemas independentes.

A integração desses sistemas representa a base do processo de modernização da Administração de Gestão de Pessoas e Competências na Prefeitura do Município de São Paulo, baseada nos seguintes eixos:

  • Tecnologia da Informação
  • Estrutura Organizacional
  • Processos Organizacionais
  • Qualidade do Trabalho
  • Saúde do Servidor
  • Concursos Públicos e Processos Seletivos
  • Gestão de Pessoas


A implantação desse Sistema é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Gestão, da Secretaria de Governo Municipal, por intermédio da Coordenadoria de Gestão e Pessoas (COGEP), visando a unificação e a valorização do trabalho do servidor público municipal.

O projeto teve financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do PMAT - Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos.

A grande novidade trazida pela implantação desse sistema é que, com o SIGPEC, todos os eventos referentes à vida funcional dos servidores da Prefeitura passaram a ser geridos em uma única plataforma integrada, que processa os dados relativos à gestão dos cerca de 200 mil servidores ativos e aposentados da Administração Direta.

A adoção dessa nova ferramenta tecnológica vem proporcionando maior agilidade e eficiência ao gerenciamento de Recursos Humanos, com a simplificação dos procedimentos adotados anteriormente, facilitando o acesso às informações dos servidores e a disponibilização rápida de dados para a obtenção de benefícios para o servidor.

O SIGPEC também mudou as rotinas adotadas na área de Saúde do Servidor, no tocante ao gerenciamento de licenças médicas, readaptações funcionais, acidentes de trabalho, aposentadorias e ações de promoção à saúde.

A 1ª etapa da implantação do novo sistema se consolidou em junho de 2008, com a geração da primeira folha de pagamento integralmente processada pelo SIGPEC.

A 2ª etapa (em andamento) visa implantar recursos para gerenciamento dos eventos da área de Gestão de Carreiras (como Avaliação de Desempenho), Concursos e Portais.

O Portal do Servidor - Área Privada foi lançado em fevereiro de 2014, com os primeiros itens de consulta mediante acesso com senha individual. Clique aqui para acessar.

Dúvidas na operacionalização do sistema, solicitações de manuais especialmente elaborados e necessidades de treinamento para novas equipes devem ser comunicadas/solicitadas por intermédio da equipe permanente de suporte do SIGPEC (clique aqui para enviar um e-mail).

Se você estiver logado na rede corporativa da PMSP, clique aqui para acessar o módulo de RH do SIGPEC.


Treinamento de Atualização da Vida Funcional

Nos links abaixo, clique para fazer download dos seguintes materiais:

 

Reunião realizada no dia 29 de maio de 2013, informando sobre a parada técnica de troca de versão do sistema no período entre os dias 29/05 e 05/06/2013