AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Tudo sobre o atual sistema, download de formulários, manual de procedimentos e legislação de referência.

O que é?
O atual sistema de avaliação de desempenho dos funcionários da Prefeitura de São Paulo
É regido pela Lei (13748/2004) e Decreto (45090/2004) e constitui-se numa ferramenta cujo objetivo é acompanhar o desenvolvimento das ações com foco direcionado para os resultados obtidos no trabalho.
O processo contempla todos os servidores atuantes, sendo composto pelas dimensões individual e institucional.

A Dimensão individual é composta por dois níveis de avaliação:
• Gerencial – para os servidores que têm equipes sob sua responsabilidade;
• Funcional – para os servidores que não possuem equipes sob sua responsabilidade.
A Dimensão institucional é composta por:
• RT – resultado do plano de trabalho/metas;
• Equipe – avaliação do trabalho desenvolvido pela equipe;
• Usuário – captação do nível de satisfação dos usuários;
• Condições de trabalho – avaliadas pelas respectivas equipes, as condições da Unidade influenciam nos resultados de trabalho.

Quem participa?
Participam do processo de avaliação todos os servidores públicos municipais efetivos, admitidos e ocupantes de cargos de provimento em comissão da Administração Direta, municipalizados e comissionados, exceto os ocupantes dos cargos de provimento em comissão de Secretário Municipal, Secretários adjuntos, Superintendentes, Subprefeito e Chefe de Gabinete, bem como os contratados por tempo determinado na forma da Lei nº 10.793, de 21 de dezembro de 1989 e alterações.

Início de Ciclo
O ciclo de Avaliação de Desempenho tem início em 1° de janeiro e prazo findo em 31 de dezembro do mesmo ano, compreendendo as seguintes etapas:
• Compromisso individual – É firmado entre o gestor e cada um dos membros da equipe por ele coordenada. Este momento é um espaço formal onde, o gestor e o servidor, devem expor suas expectativas e firmarem compromisso de trabalho. O gestor deverá reunir fatos que possam ilustrar o desempenho do avaliado, visando a tornar mais claro possível os aspectos que requerem melhorias, esclarecendo também eventuais conflitos de percepções e entendimentos acerca do desempenho do avaliado.
• Compromisso coletivo – É o momento em que a equipe e o gestor se reúnem para discutir e elaborar o Plano de Trabalho/Metas, elegendo uma ação e a meta a ser alcançada que será acompanhada para fins de avaliação de desempenho.

Encerramento de ciclo
No final do ciclo é o momento em que ocorre a aplicação e registro dos Instrumentais de Avaliação de Desempenho – IAD’s para apuração dos resultados individuais e institucionais. Após a realização das atividades previstas no fechamento do ciclo, o gestor deverá discutir com os servidores os resultados alcançados, destacando os avanços obtidos e os aspectos a serem aprimorados para o próximo ciclo. Este é o momento oportuno para identificar e estabelecer o compromisso para o próximo ciclo. Em seguida, todos os dados apurados nas Avaliações Individuais e na Avaliação Institucional deverão ser inseridos nos respectivos Sistemas de Suporte Informatizados para consolidação e divulgação dos resultados.

Propósito da avaliação
Um dos propósitos do modelo é obter informações a partir dos resultados apresentados, a fim de auxiliar o processo decisório e o gerenciamento dos serviços públicos municipais, buscando o aperfeiçoamento na prestação de serviços externos e internos, identificando potenciais, otimizando o desenvolvimento profissional e auxiliando a condução dos trabalhos das equipes, servindo também como insumo para o desenvolvimento dos servidores nas carreiras.

   

 

 

Resultados da Avaliação
Os planos de metas (RT) avaliados institucionalmente para composição da nota final dos servidores e o percentual das metas a serem alcançadas são publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
Ao final de cada ciclo, as notas de avaliação de desempenho obtidas pelos servidores no processo também são publicadas em DOC.
Os servidores devem acompanhar essa publicação, entrando em contato com sua respectiva URH ou Sugesp a fim de esclarecer eventuais dúvidas.
As notas do ciclo de 2016 da avaliação de desempenho estão publicadas na edição do dia 11/03/2017, no Doc, Suplemento.
Na edição do dia 11/02/2017 do DOC, páginas 36, foi publicado o Comunicado nº 001/DGC/COGEP/2017, dirigido a todas as Unidades da PMSP, dando início às ações relacionadas à Avaliação de Desempenho do ciclo de 2017.