PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA

Programa é dirigido aos servidores que estão às vésperas da aposentadoria

O Programa de Preparação para a Aposentadoria - PPA é promovido pela Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor - COGESS, da Secretaria Municipal de Gestão. Coordenado pela Divisão de Promoção à Saúde da COGESS, o Programa é desenvolvido por meio de palestras e encontros realizados nas unidades da Prefeitura, além da assessoria para a implantação desta ação em outros locais de trabalho.

Dentre as ações desenvolvidas, periodicamente, é realizado o curso do Programa de Preparação para a Aposentadoria - PPA, com carga horária de 16 horas, destinado a servidores que estão a cinco anos da aposentadoria.

O curso tem como objetivo principal levar o servidor a refletir e se organizar para esta nova fase da vida, além favorecer a decisão mais consciente sobre o melhor momento para a aposentadoria. Tem como eixos de discussão os aspectos psicossociais, envelhecimento saudável, lazer, o desenvolvimento de nova atividade ou ocupação, o planejamento financeiro, pessoal e familiar.

A realização do curso é divulgada via e-mail aos servidores municipais. A relação dos inscritos é publicada nesta página.

Este trabalho vem sendo desenvolvido desde 1996, antecipando-se à orientação do Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003), que prevê a realização de programas de preparação para trabalhadores a um ano da aposentadoria. Em 2012, o Programa foi apresentado na 27.a edição do “Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento” (CBTD-2012).

Mais informações podem ser obtidas pelo email: seges-cogess-educ@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 3397-3036.

Veja também a página sobre Aposentadoria no Portal do Servidor da PMSP.