Prefeitura realiza oficina presencial no próximo sábado (6) para receber propostas de melhorias da população de Sapopemba, zona leste da capital

Dia 06 de abril (sábado), às 09h, ciclistas e pedestres poderão apresentar os desafios de locomoção na região do Terminal Sapopemba; consulta pública permanece no ar até 12 de abril

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), quer identificar os desafios enfrentados por pedestres e ciclistas dos bairros vizinhos ao Terminal Sapopemba, na zona leste. E para ouvir a população do distrito será realizada oficina pública no dia 06 de abril (sábado), às 09 horas, no CEU Sapopemba (Rua Manuel Quirino de Mattos, s/n).

Essa atividade presencial faz parte do processo participativo promovido pelo Município, que vai desenvolver o projeto-piloto “Bairro Conectado: Terminal Sapopemba” com apoio da Rede C40. A proposta tem o objetivo de tornar a região do entorno do Terminal Sapopemba mais caminhável e integrada para melhorar a qualidade de vida de quem mora e circula pelo local.

As informações coletadas na oficina junto à população servirão para a Prefeitura descobrir as potencialidades da região do Terminal Sapopemba, que atende a uma rede de 15 linhas de ônibus, conectando o distrito com os bairros de Tatuapé, São Mateus, Itaquera, Vila Prudente e Mooca, e à área central de São Paulo. Em conjunto com a população, a Prefeitura de São Paulo definirá os locais prioritários e as intervenções urbanas necessárias para melhorar as condições de segurança viária e conforto ambiental nos percursos cotidianos de moradores da região. Entre as ações possíveis estão ampliação e qualificação de calçadas, travessias e conexões entre os espaços livres públicos, áreas verdes e equipamentos sociais (como hospitais, escolas, centros esportivos), buscando, assim, a integração entre eles e a apropriação do bairro pelos moradores e usuários em geral.

 

Consulta pública

A Prefeitura continua a receber até o 12 de abril as contribuições dos munícipes para a consulta pública voltada ao distrito de Sapopemba, que devem ser feitas on-line, por meio da plataforma Participe+. Acesse aqui a consulta pública.

No site está disponível um questionário, cujas respostas ajudarão o Município a identificar os principais trajetos feitos pela população de bairros vizinhos ao Terminal Sapopemba e entender como os espaços públicos são utilizados na região para lazer e atividades físicas. Para subsidiar a participação, poderá ser consultado o Diagnóstico Urbanístico-Ambiental Preliminar sobre o local.

Todas as contribuições serão sistematizadas e ajudarão a Prefeitura a priorizar espaços públicos a receberem melhorias.

 

Bairro Conectado: Terminal Sapopemba

O distrito de Sapopemba, na zona leste, foi o local da cidade de São Paulo selecionado a receber um dos 22 projetos-piloto que serão desenvolvidos ao redor do mundo para criar bairros mais conectados e saudáveis que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

A partir de um convite formulado em 2023 à Prefeitura de São Paulo pela Rede Global C40 Cities, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) integrou-se ao programa global Green & Thriving Neighbourhood (Bairros Verdes e Saudáveis) e iniciou o desenvolvimento do projeto-piloto “Bairro Conectado: Terminal Sapopemba”. É a primeira vez que a capital paulista participa desta iniciativa global.

Leia mais sobre o “Bairro Conectado: Terminal Sapopemba”

 

AGENDE:

Dia 06 de abril (sábado)
Às 9h00
CEU Sapopemba
Rua Manuel Quirino de Mattos, s/n

 

 

Texto: ASCOM