Avenida Paulista ganha novo espaço de convivência e amplia a oferta de lazer para pedestres

Bulevar com paisagismo, iluminação e atividades culturais conecta o SESC SP à Fundação Itaú/Itaú Cultural; as obras de requalificação são resultado de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de São Paulo e as entidades

 

A região da Avenida Paulista acaba de ganhar o 'Bulevar do Rádio', uma nova área de convivência, lazer e cultura priorizando o pedestre. Localizado no trecho da rua Leôncio de Carvalho, entre a Alameda Santos e a Avenida Paulista, o espaço foi totalmente requalificado e recebeu um novo calçadão, paisagismo, nova iluminação e terá atividades culturais gratuitas à população. Esta importante iniciativa é resultado de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de São Paulo, o SESC SP e a Fundação Itaú/Itaú Cultural. As obras foram custeadas pelas entidades.

Durante a sua inauguração nesta terça-feira (30), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que o bulevar do rádio é um marco cultural para a cidade. “Da parceria entre o poder público e as instituições particulares nasceu esse local. Temos de intensificar essas relações para oferecer mais espaços como esse. Com certeza, Danilo Miranda ficaria muito feliz”, ressaltou, mencionando o diretor do SESC SP falecido no ano passado.

Para o presidente da Fundação Itaú Cultural, Eduardo Saron, o projeto é uma revolução cultural, resultante do diálogo produtivo e do dinamismo na realização. “Este é um espaço de acolhimento, de conhecimento, criatividade e inovação. Onde o bem comum e o espaço público serão efetivamente ocupados pelo público. Colocamos em pé um desejo histórico”, destacou.

Intervenções

No espaço, as guias e sarjetas foram suprimidas e receberam uma nova pavimentação, com piso no mesmo padrão ao utilizado na Avenida Paulista. Ruas e calçadas foram niveladas, criando um ambiente urbano gentil e totalmente voltado ao pedestre. Com essas intervenções, as vias do bulevar dão segurança e acessibilidade, estimulando a caminhabilidade e conexão entre os pedestres. O acesso de veículos para os edifícios da Rua Leôncio de Carvalho será feito pela Alameda Santos.

Foi instalado no local um sistema de microdrenagem, houve a troca do mobiliário urbano e o espaço recebeu um novo paisagismo com árvores e arbustos rasteiros.

O Bulevar do Rádio receberá atividades culturais gratuitas voltadas à população. Todos os eventos deverão respeitar os parâmetros de incomodidade de emissão de ruídos, conforme a legislação vigente.

Daniel Hanai, gerente do SESC Avenida Paulista, anunciou que as atividades culturais no bulevar do rádio começam já no dia 01 de maio, feriado do Dia do Trabalho. “Teremos muitas atividades gratuitas, peças de teatro, ginástica, dança. Essas ações serão alternadas com as do Itaú Cultural”, explicou.

Recursos

Para a sua implantação, foram utilizados apenas recursos privados, com investimentos estimados em R$ 5 milhões. O SESC SP e a Fundação Itaú/Itaú Cultural ficarão responsáveis pela manutenção e zeladoria do espaço por cinco anos, que podem ser prorrogados por igual período, desde que haja interesse de todas as partes.

Para além das questões urbanísticas, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) coordenou diversas ações de melhorias urbanas no trecho da Rua Leôncio de Carvalho, que foram implementadas em 2023. Dentre elas estão a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, por meio da PPP (Parceria Público Privado) da Iluminação e o enterramento das redes de telecomunicação pelo Programa São Paulo Sem Fio. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou a implantação da nova sinalização viária na via.

A obra foi fiscalizada pela Subprefeitura Vila Mariana e acompanhada pela Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP).

 

Por que Bulevar do Rádio?

A Prefeitura de São Paulo, ao conceber o projeto de revitalização do espaço público da Rua Leôncio de Carvalho, resolveu denominá-lo 'Bulevar do Rádio' em homenagem aos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil, comemorados em 2022. A escolha também considerou o fato de a região da Avenida Paulista concentrar grande número de emissoras de rádio.

 

 ANTES

 ANTES

 

DEPOIS

 

 

Histórico do projeto

O Edital de Chamamento Público do atual Bulevar do Rádio originou-se de uma Manifestação de Interesse Social (MIS) apresentada à Prefeitura por uma associação privada. O documento foi consolidado após contribuições da sociedade civil durante audiência pública realizada em março de 2022, no Edifício Martinelli.

A primeira versão do edital foi publicada em 21 de maio daquele ano, mas o certame restou deserto. Diante disso, foi elaborado um novo edital com um novo cronograma, publicado em setembro de 2022.

As instituições SESC e Fundação Itaú/Itaú Cultural foram selecionadas pelo edital de chamamento público CPB/003/2022 para celebrar o acordo de cooperação. O chamamento público foi homologado em 25 de maio de 2023, com assinatura do Acordo de Cooperação com a Prefeitura de São Paulo logo em seguida. As obras foram iniciadas em setembro de 2023.

 

Confira as fotos do evento.

 

Texto: ASCOM