Prefeitura anuncia plano de revitalização para a região do Parque Dom Pedro II

Investimento é de R$ 1,5 bilhão. Local abrigará diversos equipamentos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), anunciou nesta quarta (04/05), o projeto de revitalização do Parque Dom Pedro II. Elaborado com apoio da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), ligada à USP, o estudo teve como objetivo sugerir as principais diretrizes de reocupação do Parque. O projeto tem um custo estimado de R$ 1,5 bilhão com término previsto daqui a seis anos.
 

O Plano Urbanístico tem por objetivo coordenar as ações sobre a área e está baseado em ações de curto, médio e longo prazo, a partir dos seguintes eixos de atuação:
 

- Plano Urbanístico Geral contemplando a reinserção do Parque Dom Pedro melhorando suas conexões e relações com o entorno
 

- Proposta para a ocupação da área liberada com as demolições dos edifícios São Vito e Mercúrio e Viaduto Diário Popular (arco norte)
 

- Proposta para a porção oeste do Parque Dom Pedro II, no eixo que compreende a Rua 25 de março.
 

- Recuperação paisagística da área interna do Parque Dom Pedro II
 

As intervenções propostas serão por fases, de forma que proporcionem uma requalificação gradual da área. No curto prazo foram demolidos os edifícios Mercúrio, São Vito e outras pequenas edificações no entorno. Na próxima etapa estão as intervenções de médio prazo, que inclui a construção de um pontilhão simples sobre o rio Tamanduateí, que dará acesso à área central e ao atual terminal de ônibus. Essa intervenção possibilitará a demolição do Viaduto Diário Popular, considerado um fator de descaracterização do Parque Dom Pedro II.
 

Na porção oeste, vizinha ao terminal de ônibus, é proposta a construção de um centro de compras e estacionamento público cujo objetivo principal é dar maior dinamismo ao eixo comercial da Rua 25 de março, entre a Ladeira General Carneiro e a Avenida Rangel Pestana, e recuperar a Praça Fernando Costa. Na porção norte, na área resultante das demolições do viaduto Diário Popular e dos edifícios São Vito e Mercúrio, é proposta a implantação de unidades do Sesc e do Senac, que favorecerá a integração entre o Mercado Municipal, o Espaço Catavento e o futuro Museu Estadual (na antiga Casa das Retortas), além de oferecer um leque de serviços ao cidadão. A unidade do Sesc que será erguida no local terá aproximadamente 24 mil m2 de extensão e contará com teatro, piscina, cinema, internet e demais infraestruturas de lazer. Já o Senac será voltado a cursos de gastronomia devido à proximidade com o Mercadão.
 

A longo prazo, o projeto prevê a construção de dois túneis subterrâneos, um em cada lado do leito do Rio Tamanduateí. Os túneis ajudariam na transposição leste/oeste, atualmente muito prejudicada, já que possibilitaria que grande parte do tráfego de passagem na Avenida do Estado pudesse ser deslocada para essas novas opções viárias. Dentro deste cenário, numa etapa subseqüente, haverá a demolição de outros dois viadutos – 25 de março e Antonio Nakashima – criando condições para uma reestruturação do sistema viário da região, atualmente fragmentado. Pontilhões em nível serão propostos para promover a extensão da Rua do Gasômetro, da Rua Domitila e da Av. Rangel Pestana para ajudar na transposição leste/oeste.
 

Na última etapa o Terminal Urbano Parque Dom Pedro II e o Terminal Expresso Tiradentes ficarão ao lado da estação Dom Pedro II do Metrô. A mudança viabiliza a construção de um novo terminal intermodal, que abrigaria um terminal de ônibus, o terminal do Expresso Tiradentes e a própria estação do Metrô, criando um sistema integrado.
 

Complementando essa última etapa, na área onde está o Terminal serão implantadas lagoas de retenção, que além de terem uma função paisagística, ajudarão de forma significativa o sistema de drenagem local, protegendo a região de inundações. As lagoas funcionariam ainda com uma espécie de purificadora das águas, com plantas em seu interior que retirariam boa parte da carga de poluição que elas carregam. Ao longo do sistema de lagoas, um amplo boulevard conectará o terminal intermodal à região da Rua 25 de Março.