Processo participativo para reurbanização da área central da cidade ganha novo espaço para diálogo

Tanto o projeto do Vale do Anhangabaú quanto os Projetos Piloto terão a possibilidade de passar por uma votação e avaliação dos conceitos apresentados

 Uma nova fase do Projeto “Centro Diálogo Aberto” começou. A partir de agora, está disponível na plataforma Gestão Urbana SP um novo canal de participação que permitirá a elaboração coletiva de ações que contribuam para a requalificação dos espaços públicos do centro de São Paulo. A idéia é ampliar o diálogo com a população abrindo ferramentas de participação para o projeto conceitual para o Vale do Anhangabaú e para os quatro projetos piloto da Área Central.

O usuário poderá avaliar os cinco espaços em seu estado atual, através de 12 critérios relacionados aos seus aspectos físicos e ambientais, além da qualidade de seus equipamentos e atividades. A análise é guiada por fotos dos locais e o usuário poderá compartilhar sua avaliação no Facebook. Em seguida é realizada uma votação sobre os conceitos apresentados.

Para o Vale do Anhangabaú, serão levados em consideração seis itens: pavimentação, água, arborização, bancos, quiosques e iluminação.

Nesse momento o usuário poderá deixar seu comentário, com base na “planta do programa”, elaborada a partir de um mapa consensual construído coletivamente durante a primeira etapa do processo participativo e que apresenta quais atividades e usos estão previstos para o Vale. O processo é acompanhado também, por fotos que exemplificam a aplicação dos elementos apresentados na proposta.

O mesmo procedimento vale para os Projetos Piloto. Cada projeto foi dividido em quatro camadas, que mudarão de acordo com a necessidade específica de cada local.

A parceria entre a sociedade e poder público municipal nesse processo, permitirá a elaboração de estratégias mais precisas para as intervenções propostas, diante da necessidade de diálogo e de ações entre ambos para a qualificação da nossa cidade.

A nova etapa do processo participativo é uma continuação do processo iniciado em abril de 2013 com o objetivo de projetar o Centro de São Paulo. A primeira etapa contou com a realização de três workshops, e a partir disso, vêm sendo disponibilizadas mais ferramentas para que se tenha acesso às mudanças que serão feitas na cidade com o objetivo de qualificar os espaços urbanos e redefinir o seu significado na vida de cada paulistano.

Conheça a nova ferramenta e participe.