Secretário visita Instituição de Longa Permanência para Idosos da zona sul

Serviço acolhe 30 idosos com diferentes graus de necessidades e dependência

 

Fotos: Wagner Origines/SMADS
Texto: Vinícius Dominichelli


O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, visitou uma das 14 Instituições de Longa permanência para Idoso (ILPI) na última quarta-feira (4). Inaugurado em novembro de 2016, o serviço localizado na zona sul acolhe 30 idosos com diferentes necessidades e graus de dependência.

A ILPI é mantida por meio de parceria com a União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES). No local, os idosos recebem atendimento qualificado de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas socioeducacionais, entre outros.

A instituição funciona em uma unidade com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social.



"São pessoas acolhidas e na maioria das vezes abandonadas pelas famílias", destaca o secretário Filipe Sabará. "O prefeito João Doria sancionou e regulamentou nesta semana o Fundo do Idoso, que tem potencial incrível de doações para investimentos nas pessoas idosas. A população tem envelhecido e devemos investir com qualidade", completou.

O foco principal do serviço é restaurar a autonomia da pessoa idosa, restabelecendo vínculos familiares e sociais com a convivência comunitária entre os conviventes, além de incentivá-los a realizar diariamente atividades socioeducativas, como oficinas de pintura, corte e colagem.