Profissão Cidadão oferece qualificação técnica para quem busca novas oportunidades

Na região de Santo Amaro, jovens e adultos participam do curso de camareira



Texto e foto: Juliana Liba

Com determinação e cheios de novas perspectivas, 17 alunos, entre jovens e adultos, realizam o curso profissionalizante de camareira, na região de Santo Amaro. O objetivo é promover a inclusão social, por meio de capacitação técnica para a inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

As aulas fazem parte do programa Profissão Cidadão, realizado pela prefeitura de São Paulo, e acontecem na unidade móvel do Via Rápida Empregos, vinculado ao Governo do Estado, que está estacionado no Shopping SP Market.

O curso tem duração de 100 horas e é composto por aulas práticas e teóricas, no qual é ministrado e certificado pelo Centro Paula Souza.

Os alunos aprendem sobre o ramo da hospitalidade, as funções e comportamento da camareira, além de como utilizar corretamente os equipamentos de segurança e organizar o quarto. Também é oferecida uma apostila com conhecimentos gerais sobre emprego, currículo e postura.

Segundo a professora, Lenita Cruz, é necessário incentivá-los ao máximo. “Alguns chegam com a autoestima lá embaixo e nós mostramos a eles que todos têm seu valor”. Ela, que já trabalhou como camareira, diz que é gratificante contribuir nesse processo de inclusão.

Na turma, algumas mulheres e homens são de centros de acolhida da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e procuram uma nova chance para conquistar sua autonomia.

Solange Pereira, 39 anos, que está no Centro de Acolhida Especial para Mulheres de Santo Amaro (CAE), quer utilizar seu conhecimento de limpeza e a capacitação do curso para conseguir um emprego. “O sonho dos meus filhos é ter uma casa e eu quero que isso aconteça”, relatou.

Como Solange, Marcelo Paulo de Oliveira, 40 anos, da Pousada Esperança, também quer ter um lugar para morar. Ele, que foi para um centro de acolhida após ficar desempregado, vê o curso como um acréscimo de conhecimento. “Eu já trabalhei como camareiro, e escolhi fazer as aulas para me atualizar e aumentar as chances de uma contratação”, contou.

Os dados daqueles que concluírem o curso serão repassados aos sindicatos de hotéis, bares e restaurantes da região, que são parceiros, para a inclusão em oportunidades de empregos.