Moradores em situação de rua ganham corte de cabelo

Voluntários prestam atendimento quinzenal

Corte de cabelo gratuito para pessoas que vivem nas ruas. Esse é mais um benefício que o Espaço de Convivência Jardim da Vida "Dom Luciano Mendes de Almeida", localizado no Parque Dom Pedro II, oferece aos seus usuários. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os cortes de cabelos são realizados, de forma voluntária, por instrutores e alunos do curso de Cabeleireiros da Oficina de Geração de Renda do Programa de Atenção Integral à Família - PAIF. "O objetivo principal da oficina é a cidadania, já que os aprendizes são moradores inscritos no programa da região onde moram", diz Janete Silva, gerente de serviços da unidade Sapopemba I.

Já no primeiro dia (23/09), cerca de 120 pessoas foram atendidas. "Não corto o cabelo com um profissional desde o dia de meu casamento", declara  um dos frequentadores, olhando-se no espelho e satisfeito com o resultado. O trabalho será realizado quinzenalmente, sempre às 4ª feiras..

Inaugurado em julho deste ano, o Jardim da Vida-Dom Luciano Mendes de Almeida, atende diariamente cerca de 100 moradores de rua que buscam os diversos serviços oferecidos, como as atividades educativas e lúdicas, escrita de cartas, sanitários e chuveiros.

Em parceria com a Aliança de Misericórdia, o equipamento conta com a presença de educadores e assistentes sociais que prestam atendimento no local, colocando à disposição dos usuários os serviços da rede socioassistencial, como encaminhamentos para Centros de Acolhidas, AMAs e retorno à cidade de origem. Também auxiliam os freqüentadores a entrar nos programas de transferência de renda da Prefeitura e a obter documentos.

O Espaço de Convivência está localizado no Parque Dom Pedro- rua Frederico Alvarenga, 1015 e funciona todos os dias, das 9h às 21h

Texto: Rose Balduino