URBIS: uma Aprendizagem Urbana em Laboratório

Em uma visita da equipe técnica da Development Innovations Group (DIG) em 2007, a cidade de São Paulo foi apontada como "uma cidade de aprendizagem", pela qualidade de seus programas sociais, pelas parcerias com as organizações de assistência social no combate à pobreza urbana e pelas ações de capacitação dos trabalhadores sociais.

Nesta visita, a DIG apresentou o programa denominado "Urbis: uma Aprendizagem Urbana em Laboratório". Um dos objetivos deste programa ao redor do mundo é o fortalecimento de organizações não governamentais e comunidades, que atuam no combate à pobreza e exclusão, aumentando assim a influência destes na tomada de decisões nas políticas públicas e nos processos que afetam o seu cotidiano.

Na cidade de São Paulo, as ações de capacitação dos trabalhadores sociais ocorrem no ESPASO - Espaço Público do Aprender Social, um local privilegiado que favorece antes de tudo a troca de conhecimentos.

 O programa Urbis foi desenvolvido na cidade de São Paulo, através de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, a Diagonal Urbana e a DIG e ocorreu de junho a dezembro de 2008, contando com a participação de inúmeras organizações do terceiro setor.

 Além de São Paulo, este programa ocorreu simultaneamente nas seguintes cidades: Abidjan (Costa do Marfim), Casablanca (Marrocos), Dhaka (Bangladesh), Luanda (Angola), Mombasa (Kenia), Phnom Penh (Cambodia) e Chennai (India).

Workshop Abidjan

Em 2009, alguns meses após o término do programa, a DIG- Development Innovations Group realizou um Workshop em Abidjan (Costa do Marfim), a fim de proporcionar uma efetiva troca de experiências entre as cidades participantes. Foram convidados para este Workshop uma representante do Espaso, o presidente da ONG NUA - Nova União da Arte e a consultora responsável pelo conteúdo das formações. 

Neste evento, a experiência de cada uma das cidades pôde ser relatada aos demais participantes e aos representantes da Fundação Bill e Melinda Gates, também presentes no evento. 
 

A participação de São Paulo foi muito elogiada, devido ao alcance do programa na cidade e pelo desenvolvimento de uma metodologia de formação, que poderá ser levada para outros países. 
 

http://www.urbisnetwork.com/capacity_building.html