Qualifica Já! União de forças para gerar oportunidades

Parceria entre SMADS, ACSP e SINCOMACO abre portas para acolhidos da rede socioassistencial da Prefeitura

Alunos da primeira aula do Qualifica Já, alguns em pé e outros sentados, prestando atenção no conteúdo compartilhado. Todos trajam um uniforme branco.

Texto: Anderson Paiva
Foto: Marianne Seixas

Em parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica no Estado de São Paulo (SINCOMACO), foi lançado na última segunda-feira (25), o Programa “Qualifica Já!”, voltado à formação profissional de acolhidos na rede socioassistencial.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar empregabilidade - e consequentemente autonomia - às pessoas em situação de rua por meio da oferta gratuita de qualificação profissional no ramo da construção civil. São 20 atendidos da rede socioassistencial, sendo dez homens e dez mulheres, ressaltando a importância da igualdade de oportunidade entre os gêneros, que participam do curso de pintura de parede.

É exigido dos alunos do curso conhecimentos básicos de escrita, leitura e operações matemáticas simples que possam ser feitas em uma calculadora. A aula inaugural foi realizada logo após a solenidade de assinatura do acordo na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na Rua Boa Vista, 51, região central da capital. Estavam presentes os presidentes da ACSP, Roberto Mateus Ordine, e do SINCOMACO, Claudio Conz, além do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezzerra Jr., que destacou o valor desse tipo de ação.

“Quando você entra num lugar colorido, aquilo remete a vida, aquilo remete a esperança, aquilo remete a acolhimento, aquilo remete a humanização. Por essa visão socialmente responsável, de que o centro da cidade é de todos nós, é que é tão importante essa iniciativa”, afirmou o secretário.

O curso terá a duração de 100 horas, sendo estas dividas em 20 horas de aulas teóricas e 80 horas de aulas práticas no Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos "Morada São João", serviço de acolhimento da Prefeitura localizado à Rua Barão de Campinas, no bairro de Campos Elíseos. No local, serão restaurados 52 quartos, beneficiando 200 idosos em situação de vulnerabilidade.