Prefeitura inaugura sede da Coordenação de Pronto Atendimento Social

Serviço funciona 24 horas, de segunda a segunda, com equipes de plantão em todas as regiões da capital

Texto: Anderson Paiva
Fotos: Marianne Seixas

A Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), pela primeira vez, terá uma base própria. O serviço, antes sediado junto ao Espaço do Aprender Social (ESPASO), passa a ter um polo, localizado à Avenida José Maria Whitaker, 290, na Vila Clementino, zona sul da capital. A inauguração do novo prédio foi realizada na manhã desta quarta-feira (27) e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

A grande novidade da central será a sala de situação para acompanhar o trabalho de abordagens realizado pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e o monitoramento em tempo real das vagas de acolhimento. O novo sistema permite o acesso imediato a informações da pessoa abordada, como o histórico do munícipe na rede socioassistencial e quais os motivos para estar em situação de rua, e do território a ser feito o encaminhamento, como o número de abordagens, os encaminhamentos realizados, dados demográficos do público acolhido, entre outros.

O espaço terá, ainda, três salas para auxílio às equipes de SEAS, do pronto atendimento às calamidades e para a equipe de monitoramento da Central de Vagas. O prédio dispõe também de auditório para capacitação dos funcionários do próprio serviço.

Gerido diretamente pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o equipamento foi implantado em imóvel locado, que possui 1.327 m², cinco pavimentos e contou com investimento de R$ 849.938,71 em adaptações como novos sistemas hidráulico e elétrico, impermeabilização, pintura e alvenaria renovadas, elevador, rampas de acessibilidade e banheiro acessível.

O prefeito Ricardo Nunes falou sobre o avanço significativo para a cidade e a importância do novo sistema que será implementado na CPAS. "Nós somos e continuaremos sendo, com muito orgulho, uma cidade acolhedora, uma cidade que abraça todos. Isso nos traz mais responsabilidades, nos apresenta muitos desafios, é inegável. No entanto, é essencial que tenhamos acesso a todas essas informações e dados. Através do painel, teremos detalhes como idade, gênero, raça e se é uma pessoa com algum tipo de deficiência. Essas informações nos permitirão oferecer um atendimento de melhor qualidade", comentou.

Com capacidade para mil atendimentos diários, o serviço possui equipe composta por 235 profissionais, entre eles servidores, orientadores e profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), motoristas e atendentes da Central de Vagas.

O equipamento presta assistência permanente à população em vulnerabilidade social impactada por situações de emergência ou calamidade pública. Nele são centralizadas informações e colocadas em prática ações de atendimento imediato às vítimas.

Além desse trabalho, a CPAS gerencia as solicitações de suporte às pessoas em situação de rua e admissão via Central de Vagas para o acolhimento de adultos, crianças e adolescentes.

O secretário Carlos Bezerra Jr. ressaltou a importância da inauguração do espaço e destacou a criação da Sala de Situação, que acompanha em tempo real o trabalho de abordagens realizado pelo SEAS. "Com a integração dos sistemas, conseguimos, pela primeira vez na história da cidade, disponibilizar tablets para os orientadores socioeducativos do SEAS. Através desses tablets, utilizando um novo software que integra os três bancos de dados, antes praticamente impossíveis de serem unificados, conseguimos disponibilizar em tempo real na Sala de Situação todos os dados das pessoas em vulnerabilidade social que estão sendo abordadas. Com essa disponibilização, é possível agilizar o atendimento, reduzir o tempo de espera e facilitar a disponibilização de vagas", explicou.

Tablets na abordagem

Para garantir o compartilhamento em tempo real das abordagens e agilizar o acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social, as equipes dos serviços de abordagem estão agora equipadas com tablets para o registro de dados das pessoas atendidas. Assim, essas informações são enviadas imediatamente para o sistema de CPAS.

Com atuação ainda em fase piloto, o novo método está sendo utilizado por três equipes até o momento: profissionais dos SEAS Santana e Jabaquara, e pelos agentes do Ampara SP. Estão sendo realizadas capacitações com as equipes de abordagem, e a proposta é que, até o fim do ano, 712 tablets sejam distribuídos entre as outras 29 equipes de SEAS que atuam em toda a cidade.


Sobre a CPAS


A Coordenação de Pronto Atendimento Social atua em três frentes de atendimento aos munícipes em vulnerabilidade:

1. Serviço de Proteção e Atendimento a Situações de Calamidades Públicas e Emergências:

Após ser notificado pela Defesa Civil Municipal, a CPAS entra em ação no apoio e proteção à população atingida por incidentes emergenciais e de calamidade pública (como incêndios, desabamentos, destelhamentos, deslizamentos, alagamentos, frentes frias), com cuidados e provisões materiais (como colchões, cobertores, kit higiene, cestas básicas e outros) conforme constatada a necessidade de suporte. O serviço assegura a mobilização para a minimização dos danos ocasionados.

O atendimento é feito a indivíduos e famílias atingidos por situações de emergência e calamidade pública que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados, ofertando apoio e atendimento diante das necessidades da população.

Além da Defesa Civil, o acionamento pode ser realizado também por notificação de outros órgãos da administração pública municipal.

2. Serviço de Atendimento via Central Telefônica 156, SAC e pelo Aplicativo 156


Os munícipes podem solicitar os serviços de abordagem para as pessoas em situação de rua, que funcionam todos os dias ininterruptamente, por meio da central telefônica 156, pelo SAC e APP 156.


As solicitações são enviadas à CPAS, que promove o encaminhamento para o SEAS atuante no território entre 8h e 20h30. Após o período de funcionamento do SEAS, a própria CPAS assume diretamente o atendimento das solicitações feitas até as 8h do dia seguinte.


3. Central de Vagas para Acolhimento Institucional


O terceiro eixo de atuação da CPAS é o monitoramento das vagas de acolhimento por meio do Sistema de Informação do Atendimento ao Usuário (SISA) e o gerenciamento das solicitações de vagas, para adultos, crianças e adolescentes em situação de rua, avaliando o perfil e os direcionando ao serviço adequado dentro da rede socioassistencial e demais políticas públicas de acordo com os fluxos estabelecidos pelas normas vigentes. A solicitação via Central de Vagas é acessível para os serviços que compõem a Rede Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, pelo Poder Judiciário e pelo Conselho Tutelar