Vila Reencontro Santo Amaro inicia celebrações de Páscoa com oficina de ovos de chocolate

Famílias se reuniram para aprender como produzir e comercializar ovos de Páscoa.

Na imagem, os moradores da Vila Reencontro estão reunidos na cozinha, trabalhando na confecção de ovos de chocolate. Eles usam luvas e toucas de proteção. Há vários utensilios na mesa, como formas e vasilhas com chocolate derretido.

Texto: Sabrina Pais
Fotos: Acervo

Os moradores da Vila Reencontro Santo Amaro, na zona sul da cidade, vão poder presentear seus amigos e parentes com ovos de Páscoa feitos por algumas famílias da unidade, que participaram de uma oficina sobre o preparo da delícia, na última quarta-feira (20).

“Conseguimos estimular novas habilidades e criar possibilidades para geração de renda e independência econômica. Além disso, envolvemos os moradores em um clima de celebração e toda a produção será consumida na Páscoa pelas famílias da Vila!", comemorou Ítalo Mazzio, coordenador da Vila Reencontro Santo Amaro.

Pelo menos dezessete pessoas fizeram o curso e aprenderam como preparar, chegar ao ponto e moldar o chocolate. Elas também receberam dicas de embalagens e comercialização do produto. Além do aprendizado, a oficina foi planejada para incentivar as famílias a usarem a técnica para gerar renda.

Aproximadamente 100 ovos foram produzidos durante a oficina e todos serão distribuídos entre as famílias da Vila no domingo de Páscoa. Até lá, os moradores desejam bater a meta de 200 unidades.

A moradora Aline Fernandes de Souza encontrou na oficina uma nova paixão: a culinária. E pretende aprender mais. "O curso foi uma maravilha! Mer encantei. Pretendo me aprofundar e entender sobre todos os processos. Futuramente quero fabricar meus próprios ovos de Páscoa, e, quem sabe outras especialidades", disse Aline.

 

Vila Reencontro Santo Amaro

Quarta Vila Reencontro inaugurada em 2023, a unidade de Santo Amaro, localizada na Praça Dom Francisco de Sousa, 126, tem capacidade para 272 pessoas.

As famílias vivem em 68 módulos de 18m² cada um, mobiliados com camas, beliches ou berços, geladeiras, fogões com duas bocas e guarda-roupas. O espaço conta com cozinha, lavanderia e horta comunitárias, além de brinquedoteca, playground, salas de administração e de atendimento social e guarita.

Na imagem, moradores da Vila Reencontro Santo Amaro estão reunidos em um círculo na cozinha, trabalhando na confecção de ovos de chocolate. Eles usam luvas e toucas de proteção. Uma mulher está na frente deles, repassando orientações.

 

Programa Reencontro

Inspirado no modelo de Housing First (“Moradia Primeiro”), o Programa Reencontro garante moradias transitórias para famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades de trabalho e atividades voltadas à reconstrução de vínculos afetivos e sociais.

As famílias podem permanecer entre 12 e 24 meses, período que pode ser estendido a partir do acompanhamento dos moradores pela equipe técnica, priorizando a saída qualificada da família para uma residência e com renda fixa. O ganho de autonomia é um dos principais objetivos do programa, que conta com a cursos para capacitação profissional e atendimentos sociais.

Foto de um dos módulo da Vila Reencontro Santo Amaro. As paredes são brancas e o piso laminado marrom. Há uma cama de casal, uma geladeira com panelas e um fogão elétrico. No canto direito, um guarda-roupa marrom está com as portas abertas.

 

A Rede Socioassistencial

A cidade de São Paulo possui a maior rede socioassistencial da América Latina, disponibilizando mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade, através das Vilas Reencontro, dos Centros de Acolhida, Hotéis Sociais, Repúblicas, entre outros.

Essas pessoas são encaminhadas para a rede de acolhimento através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) do município; do SEAS e Ampara SP, respeitando o histórico do cidadão.

Atualmente, o Programa Reencontro soma o total de 992 vagas de acolhimento.