ESPASO reformado e ampliado inaugura uma nova etapa na capacitação da rede de Assistência Social em SP

Serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promove cursos para profissionais do SUAS e já capacitou mais de 20 mil pessoas


Texto e fotos:
Marianne Seixas
 

O Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), localizado na Vila Mariana, zona sul, está de cara nova. Nesta terça-feira (13), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), entregou as obras de ampliação do serviço. Inaugurado desde novembro de 2003, o equipamento já capacitou mais de 20.400 pessoas nas modalidades presencial e à distância.

A cerimônia de entrega das obras de readequação, que teve um investimento de R$ 3,5 milhões, contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

"Com a entrega deste espaço, conseguiremos melhorar o atendimento aos trabalhadores, capacitando, treinando e principalmente articulando nossas políticas públicas", disse o prefeito Ricardo Nunes.

Com as novas ampliações do terreno, que é de propriedade municipal, o ESPASO terá a capacidade para receber diariamente 246 alunos em seus cursos e atividades de formação. Agora, o serviço tem dois auditórios com 80 lugares, uma sala de aula com capacidade para 20 pessoas, uma sala de reunião com capacidade para 14 pessoas e um laboratório de informática.

Essas instalações modernas e funcionais permitirão que o serviço, responsável por planejar e executar as ações continuadas de formação, ofereça oportunidades mais amplas de programas de treinamento e capacitação para os profissionais da assistência social - servidores municipais, trabalhadores de organizações parceiras ou representantes dos conselhos de direitos que compõem o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) da cidade de São Paulo.

"A assistência tem um centro de excelência, o ESPASO, que sempre foi um símbolo de formação para todos aqueles que trabalham em nossa rede", afirmou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

 

O ESPASO

O serviço tem como objetivo atuar no desenvolvimento de competências dos trabalhadores da área socioassistencial por meio de intervenções educativas, contribuindo para a qualidade na gestão das políticas sociais, vinculando os processos de capacitação dos trabalhadores ao desenvolvimento e de consolidação da política de assistência social da cidade de São Paulo.

Além disso, o ESPASO apoia e promove a geração, difusão e absorção de conhecimento e tecnologia para a melhoria da prestação de serviços na área, a valorização dos trabalhadores da área social por meio de ações de formação e desenvolvimento e constrói processos de avaliação e proporções para a formação dos trabalhadores da rede e das organizações parceiras.

Dentre esses 20 anos de funcionamento, as formações oferecidas pelo serviço se destacam: "Combate ao Racismo Institucional e Estrutural na SMADS", “O Cuidado em Saúde Mental da População em Situação de Rua", "Prevenção e Resposta às Violências na Primeira Infância", "Saúde Mental no Cotidiano de Servidores da Rede Socioassistencial de São Paulo", "Migrações e Direitos na Cidade de São Paulo – Enfoque na Assistência Social", "População em Situação de Rua: Vulnerabilidades, Saúde Mental e Drogas" e "Tipificação dos Serviços/Eixos Estruturantes do SUAS".

O ESPASO funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e está localizado à Avenida Professor Ascendino Reis, 830, na Vila Mariana, zona sul da cidade.